notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Telhados verdes no Brasil?

04/12/2017 8:27 AM / Jorge Tadeu Mudalen / Atualizado em 04/12/2017 8:28 am

Meus amigos, estou trabalhando para aprovarmos um projeto de minha autoria, o projeto de lei 1.703/11, mais conhecido por “Telhado Verde”.

Além de promover a sustentabilidade, a ideia é definir os telhados verdes como padrão para melhorar o aspecto paisagístico, trazer mais conforto térmico, reduzindo assim o consumo de aparelhos de ar-condicionado e, ainda, promover o escoamento de água, medidas que já são praticadas por muitos prédios pelo mundo.

O projeto define que os telhados verdes contenham as vegetações preferencialmente nativas e resistentes às variações de temperatura. Os telhados devem ter, ainda, camadas de impermeabilização, proteção contra raízes, drenagem, filtragem, substrato e vegetação. Iniciativas desta natureza já foram adotadas pela capital da Dinamarca.

Essa política entrou em vigor em 2010 e visa à obrigatoriedade da implantação de vegetação sobre as coberturas com inclinação inferior a 30o. Os telhados verdes têm a reconhecida função de isolamento térmico e chegam a absorver de 50% a 80% da água da chuva.

As construções sustentáveis empregam as técnicas da bioarquitetura e são, antes de tudo, intervenções conscientes e planejadas, que buscam satisfazer as necessidades humanas e se ajustar às condições naturais locais, utilizando de forma sustentável os recursos para que não se esgotem. Olhar para as cidades e enxergar espaços verdes é extremamente benéfico para as pessoas.

Além de ter um impacto positivo do ponto de vista estético, o mais importante é saber o porquê dos telhados verdes serem uma boa ideia:

  • Aumento da biodiversidade;
  • Redução da velocidade de escoamento da água da chuva (ajudam no combate às enchentes);
  • Limpeza da água pluvial;
  • Redução da poluição do ar;
  • Barra ruídos que vêm de fora e ainda pode virar uma área de lazer;
  • Esses telhados ajudam na diminuição da temperatura interna e externa, mantendo um ambiente agradável no calor ou no frio.

Fiquem com Deus e uma boa semana a todos.

Jorge Tadeu Mudalen

Deputado Federal (DEM/SP)

E-mail: dep.jorgetadeumudalen@camara.leg.br

Instagram: @deputadojorgetadeu

Facebook: DeputadoJorgeTadeu

SiteLock