notíciasDestaque Opinião

A novela entre Lula e o juiz Sérgio Moro entra em mais um capítulo

19/04/2017 9:23 AM / Editorial / Atualizado em 19/04/2017 9:23 am

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi encaminhado coercitivamente para prestar depoimento por conta da Operação Lava Jato, em março do ano passado, a tensão entre ele e o juiz federal Sérgio Moro – que autorizou o encaminhamento forçado do petista – aumentou.

O juiz da Lava Jato e o ex-presidente vão se encontrar novamente em 3 de maio, quando Lula será interrogado em Curitiba por Moro por conta de um processo em que o petista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os crimes imputados a Lula teriam gerado R$ 75 milhões, divididos em oito contratos firmados entre Odebrecht e Petrobrás.

Ninguém gosta de ser acusado de nada, principalmente se a pessoa é inocente. Porém, somente as investigações e coleta de depoimentos irão contribuir para que a Justiça avalie a situação de Lula – que chegou a afirmar em entrevista “não existir uma viva alma mais honesta” do que ele.

Um fato curioso, divulgado ontem, foi que a defesa de Lula arrolou 87 testemunhas – que deverão ser ouvidas, uma a uma, por Moro. Evidente que isso irá roubar um grande tempo do magistrado que, em contrapartida ao pedido dos advogados do petista, exige que Lula acompanhe todas as oitivas.

“Já que este julgador terá que ouvir 87 testemunhas da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, além de dezenas de outras, embora em menor número arroladas pelos demais acusados, fica consignado que será exigida a presença do acusado (…) nas audiências nas quais serão ouvidas as testemunhas arroladas por sua própria defesa”, disse o magistrado.

O grande número de testemunhas arroladas pela defesa do ex-presidente pode ser uma estratégia para atrasar o andamento do processo movido contra ele.

Mas o petista pode voltar atrás para não ter que embarcar na mesma barca que tentou criar para Moro: uma situação desconfortável. O feitiço pode ter se virado contra o feiticeiro.

SiteLock