notíciasCidade

Aeroporto deixa de ser o mais utilizado na América Latina

03/03/2017 9:41 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 03/03/2017 9:41 am

O Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo, em Cumbica, foi o responsável por mais de 40% da queda de passageiros registrada em todo o Brasil durante 2016. O equipamento privado teve retração de três milhões de utilizadores, passando de 39 para 36,6 milhões.

No País, a aviação doméstica encolheu 5,5%, uma diminuição de 6,9 milhões, em números brutos, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Os resultados de Guarulhos, segundo a instituição, se deram porque Cumbica detém “o maior aeroporto do Brasil”. O País conta com 2,5 mil campos de pouso e decolagem de aeronaves, segundo a Anac.

Com os números de fluxo de passageiros, Guarulhos deixou de ter o equipamento mais utilizado da América Latina, sendo ultrapassada pelo da Cidade do México. Por lá, mais de 41,7 milhões de pessoas viajaram. Em 2015, haviam sido 38,4 milhões. O aeroporto mexicano é o primeiro da América Latina a ultrapassar a marca de 40 milhões de pessoas transportadas.

Segundo o economista e consultor financeiro Fernando Pinho, a justificativa é a crise econômica em que o Brasil está inserido. “Estamos em um contexto de recessão, enquanto outros países estão mais tranquilos”, disse. Ele explicou que um dos itens mais fáceis de “cortar” no orçamento é a viagem de avião. “Normalmente, a pessoa procura ir de carro ou ônibus, sai mais barato. Viajar de avião ainda é caro”, comentou.

Pagamento de dívidas deve ser prioridade

O consultor financeiro explicou que o mais sensato agora é pensar no pagamento de dívidas que têm juros correndo. “Quando estiver tudo tranquilo, a pessoa pode pensar em viagens”, disse.

O resgate do FGTS é um aliado na luta contra a inadimplência. “Tem que sentar, fazer as contas e, principalmente, limpar o que já está devendo”, explicou.

Saída do “top 50” do mundo

Com o resultado, o Aeroporto de Cumbica não figura mais entre os 50 mais movimentados do mundo. Guarulhos estava na 41ª posição mundial, mas agora não figura mais entre os top 50. Em 2012, o aeroporto chegou a ocupar a 19ª colocação na tabela de volume de passageiros.

O mexicano ficou com a 43ª posição no ranking mundial. Na lista, o líder é o de Atlanta, nos Estados Unidos, com 104 milhões de passageiros em 2016. O aeroporto de Beijing, na China, movimentou 94,3 milhões de pessoas. Um pouco mais atrás, o de Dubai teve 83,6 milhões de viajantes.

SiteLock