notíciasCidade

Escolas de Guarulhos recebem ônibus-teatro

02/05/2017 10:00 AM / Da Redação / Atualizado em 02/05/2017 10:00 am

As lendas dos povos indígenas, a vida no quilombo, a biodiversidade natural e as espécies de animais que vivem na Mata Ciliar. Esses e outros segredos do Vale do Ribeira estão guardados dentro do “Circular: Histórias da Mata”, um ônibus adaptado com todos os recursos técnicos de som e luz que a partir de hoje revela os segredos da mata para os alunos da rede municipal de ensino de Guarulhos. O espetáculo itinerante do Grupo Teatro Aberto de Santos passará por seis unidades de ensino com o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo.

No total, o Circular estacionará em seis escolas, atendendo um público de 1.700 alunos entre hoje  e 24 de maio. Serão 34 apresentações, que têm como objetivo principal diminuir a distância entre a cidade e mata, promovendo assim o respeito às diferentes culturas e a difusão da arte.

“Na pesquisa de campo que fizemos em Cananéia notamos a importância da Mata Ciliar, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida. Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetáculo explicamos essa e outras curiosidades”, conta Douglas Zanovelli, produtor do projeto.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa. “A maior parte da cenografia foi confeccionada a partir de materiais recicláveis e diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única”, completa Edivaldo, que assina a dramaturgia do espetáculo ao lado de Douglas Zanovelli e Cida Cunha. No elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli.

O ônibus foi adaptado para receber um público de até 50 pessoas por apresentação, contando com arquibancada e ar-condicionado.

Veja o calendário completo em: www.circularhistorias.com.br ou f/circularhistorias.

SiteLock