notíciasCidade

Guarulhos é sede de evento de moda africana

17/05/2017 11:34 AM / Da Redação / Atualizado em 17/05/2017 11:34 am

A abertura do African Fashion Week, na noite de segunda-feira, 15, faz de Guarulhos a capital da moda africana no Brasil até sexta-feira. Estilistas e diplomatas de países como África do Sul, Angola, Nigéria, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe foram recepcionados pelos organizadores, convidados e autoridades do município, entre elas o prefeito Guti e o vice-prefeito e secretário da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município), Alexandre Zeitune.

Uma legítima integração cultural ocorreu na cobertura do Bristol Internacional Hotel, no Centro. O anfitrião e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Lourival Honorato Vieira, ao apresentar o coordenador do AFW-Brasil, Júlio Antonio Aponto Té, disse que o evento coloca Guarulhos num patamar importante na rota de negócios e, principalmente, mantém os laços de irmandade com os países do continente africano.

O prefeito Guti também reconheceu a relevância do evento. “É uma honra receber todas as nações e autoridades aqui presentes e dizer que a cidade está muito orgulhosa. Tenho certeza que esta relação não se resumirá a este evento de moda, mas também nos negócios e cultura que refletem uma amizade eterna”, disse.

Já o secretário da Secel, Alexandre Zeitune, disse que há um esforço para construir o conceito de uma cidade global. “A nossa vontade é de estreitar cada vez mais nossos laços, que na verdade é a vontade de toda a cidade, que também é um pedaço de África”.

Semana terá oficina com estilistas

Até sexta-feira, 19, estão previstas rodadas de negócios, oficina e seminário sobre moda africana e intercâmbio cultural África-Brasil. Essas reuniões são preparatórias para os desfiles que acontecerão no mês de outubro, em local a ser definido.

Hoje, às 14h, haverá um encontro aberto ao público, na sede da Secel: “Signos e Significados da Moda Africana”, em que estilistas vão interagir com o público e promover oficina sobre tecidos e amarrações, para compor vestuários.

SiteLock