notíciasCidade

Inadimplência cresce junto com alta no consumo

29/06/2017 6:16 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 30/06/2017 10:14 am

A inadimplência do consumidor guarulhense cresceu apenas 0,6% de abril a maio deste ano. Os números são da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e foram repassados com exclusividade à Folha Metropolitana.

Esse índice, apesar de representar mais gente endividada, mostra que a economia começa a caminhar para uma recuperação, como explicou o economista da Boa Vista, Yan Cattani. “É interessante ver essa crescente, porque tivemos uma diminuição muito forte nos números, ocasionada pela queda de consumo. Com a retomada da economia, há um aumento de indicadores”, avalia.

No Estado de São Paulo houve aumento de 1,3% na inadimplência. No Brasil, o índice seguiu a tendência: acréscimo de 0,5%.

Comparando-se maio de 2017 com o mesmo mês do ano passado, Guarulhos teve queda de 5,5% nesse registro. “É o resultado de quedas consecutivas, o que, com certeza, é fruto da crise econômica”, explicou Cattani.

A recuperação de crédito teve aumento de 0,4% de abril a maio de 2017. De maio do ano passado ao deste ano, houve crescimento de 6,5% nesse indicador. No Estado, o resultado ficou negativado em 9,4%. No País, o índice recuou 1,1%. “Uma pequena melhoria em Guarulhos, por ter uma base de comparação fraca, já mostra um número alto. A tendência é que a recuperação de crédito siga numa linha mais positiva nas outras regiões a partir de agora”, comentou.

Consumo – Economista aponta que setor do comércio serve de termômetro para mensurar aquecimento (Foto: Lucas Dantas)

Retomada – Na semana passada, esta Folha mostrou que Guarulhos apresentou tendência de crescimento no emprego. A retração, em maio, ficou em apenas 0,02%, bem próxima da estabilidade, segundo dados do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No período, houve 8.516 admissões, com saldo negativo de apenas 55 postos. No entanto, no setor de comércio, a balança de emprego foi positiva, com 286 vagas criadas.

SiteLock