notíciasCidade

Inadimplência em queda indica retração econômica

28/07/2017 10:07 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 28/07/2017 10:07 am

A inadimplência dos consumidores recuou 2,8% em Guarulhos durante o primeiro semestre. Apesar de o resultado ser positivo, pois mostra que menos pessoas foram incluídas no registro de devedores da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), de acordo com o especialista Yan Cattani, os números ainda demonstram que estamos em recessão econômica.

“Veja que, quando a economia está funcionando, andando bem, é saudável que a inadimplência aumente um pouco. É um número que, normalmente, nos mostra o consumo das pessoas”, explicou.

Quando há seguidas quedas, como no caso do primeiro semestre do ano, pode-se concluir que o consumidor compra cada vez menos e, por isso, não há aumento nos registros.

Se comparados apenas o mês de junho de 2017 com o do ano passado, o índice de inadimplência caiu 5,4%. “Não são dados preocupantes, no entanto, pois a queda é baixa”, afirma Cattani.

Esta Folha Metropolitana mostrou anteontem que a venda de veículos novos na cidade, por exemplo, caiu 50,87% no primeiro semestre do ano, comparando-se com o mesmo período de 2016. “De certa forma, dá para concluir que o consumo caiu muito. Conforme a economia vai se mexendo, lentamente, nós vamos recuperando um pouco a queda”, concluiu Cattani.

SiteLock