notíciasCidade

Indústrias de Guarulhos fecham agosto com saldo positivo

12/09/2017 9:25 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 12/09/2017 9:25 am

O mês de agosto pode ter representado a primeira reação positiva do estoque geral de empregos em Guarulhos. Isso porque, de acordo com dados divulgados segunda-feira, 11, pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o município fechou o período com uma estabilidade – só a terceira do ano – no setor industrial.

De acordo com o levantamento, o setor industrial criou 50 postos de trabalho  na cidade, em agosto, o que representou uma sutil variação positiva de 0,03% em relação ao mês anterior. Os outros resultados positivos foram em janeiro (0,09%) e março (0,04%).  No entanto, ao longo do ano, a balança do emprego na indústria está negativa. Foram fechados 1.850 postos em 2017.

Segunda, esta Folha Metropolitana mostrou que os números de Guarulhos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), continuam ruins. Enquanto o País e o Estado de São Paulo conseguiram recuperar algumas vagas, a cidade teve o fechamento de 413 postos de trabalho em julho.

O índice indica melhora no estoque geral de empregos porque o município tem como grande base os empregos na indústria. Foi o que explicou a economista Nilza Siqueira, coordenadora dos cursos de Gestão da Universidade UNG campus Bonsucesso. “Pode representar que estamos tirando o pé da lama”, disse.

A explicação para a retomada é a sucessiva queda nos juros, por meio da redução da Taxa Selic, e da inflação. “Isso gera um estímulo ao consumo. Quando o comércio vai bem, aumenta a demanda à indústria, que pode começar a contratar”, explicou Nilza.

SiteLock