notíciasCidade

Mais de 60% dos MEIs estão inadimplentes em Guarulhos

05/07/2017 10:09 AM / Eurico Cruz / Atualizado em 06/07/2017 10:00 am

Mais da metade dos 53.014 microempreendedores individuais (MEIs) que atuam na cidade estão inadimplentes. Ao todo, são 32.221 empreendedores guarulhenses, o equivalente a 60,78% do total, que podem solicitar à Receita Federal o parcelamento destes débitos em até 120 meses, segundo informações do próprio órgão.

Vale ressaltar que o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico e Tecnológico, Rodrigo Barros, afirmou, durante audiência pública na Câmara Municipal, que apenas 10% dos MEIs estão em atividade.

Segundo Barros, após solicitar a licença de microempreendedor muitos dos munícipes desistem da função ou arrumam um emprego registrado e se esquecem de solicitar o encerramento do CNPJ, o que mantém a continuidade de cobrança pelo MEI.

“Muitos tiram o MEI e depois de seis meses conseguem um trabalho e deixam inativo. A gente quer que antes de se formalizar o MEI passe por um processo de orientação, para que essa motivação seja um direcionamento”, disse Barros, que pretende implantar um programa de apoio aos MEIs.

Secretário – Segundo Rodrigo Barros apenas 10% dos MEIs estão ativos (Foto: Lucas Dantas)

SiteLock