notíciasDestaque Mundo

Nova S10 avança em sofisticação e mantém os preços

13/05/2016 7:00 AM / Ernesto Zanon – Do GuarulhosWeb / Atualizado em 17/05/2016 10:27 am

A picape mais vendida no Brasil durante quase duas décadas se renova mais uma vez. A Chevrolet está apresentando à imprensa especializada, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Nova S10, que chega às revendas neste mês em um patamar de sofisticação e modernidade nunca antes encontrado em picapes médias nacionais. Os preços, porém, permanecem os mesmos, sem reajustes em relação às versões anteriores.

E não é só mais uma cara bonitinha e moderna que se apresenta. Segundo a Chevrolet, a parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio são novos; os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados. Tudo para garantir aos usuários, além da força de uma todo terreno, o conforto de um automóvel.

A S10 ganha direção elétrica inteligente, que garante melhor dirigibilidade, principalmente em trechos urbanos. O sistema compensa inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas. Ainda segundo o fabricante, a picape chega até 5% mais econômica em relação à versão anterior, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas continua sendo a mais potente e forte do segmento, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv).

Novidade - Picape tem direção elétrica inteligente, que garante melhor dirigibilidade nos trechos urbanos (Foto: Divulgação)

Novidade – Picape tem direção elétrica inteligente, que garante melhor dirigibilidade nos trechos urbanos (Foto: Divulgação)

Parte dianteira melhora identidade visual

Do ponto de vista estético, a versão 2017 da picape é logo percebida pela nova identidade visual ­ em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e o prestígio do produto. A maioria das novidades está na cara, ou menor, na parte dianteira. O capô ganhou esportividade com a cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.

O para­choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.

Na lateral, destacam­se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio inéditas. Elas ajudam a reforçar a percepção de que a picape está maior e mais requintada. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo). Já no topo de linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.

Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual harmônico do conjunto. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.

Segurança - Comando de voz dispensa risco de tirar as mãos do volante (Foto: Divulgação)

Segurança – Comando de voz dispensa risco de tirar as mãos do volante (Foto: Divulgação)

Por dentro, sofisticação de automóvel

A Nova S10 vem tão sofisticada por dentro, que nem parece uma picape. Os materiais são mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.

O quadro de instrumentos é bastante completo e de fácil leitura. Ele pode incluir computador de bordo de última geração com informações abrangentes, como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.

O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay. Na prática isso significa maior interação entre o veículo e o smartphone do usuário.

Novos itens

  • Acendimento automático dos faróis
  • Sensor de chuva
  • Retrovisor central eletrocrômico
  • Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Acionamento remoto da ignição
  • Vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave
  • Lanternas e luzes de neblina
  • Ar­condicionado digital com oito velocidades
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores externos
  • Banco do motorista com ajustes elétricos
  • Controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS)
  • Assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC)

SiteLock