notíciasCidade

Paróquia celebra missa em inglês

09/08/2017 10:12 AM / Eurico Cruz / Atualizado em 14/08/2017 1:25 pm

Estudantes e professores de inglês terão uma oportunidade inédita em Guarulhos para aprimorar ou reforçar seus conhecimentos sobre o idioma. No próximo sábado, 12, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Vila Augusta (Região Centro), irá realizar uma missa totalmente na língua estrangeira, às 20h, celebrada pelo padre René Lima.

A iniciativa vai atender a pedidos dos próprios fiéis. Lima é formado em letras com licenciatura em inglês e português. Em 1983, ele partiu para os Estados Unidos na missão de atender brasileiros que entravam irregularmente no País, tempo essencial para que aprimorasse seus conhecimentos e obtivesse fluência no idioma. “Claro que a ideia é atrair a juventude para a igreja. Muita gente vê a igreja como algo quadrado, antigo. Queremos tirar esta imagem”, disse Lima.

Para prender a atenção, o religioso promete evitar o “o sermão do padre” e pretende usar duas músicas do filme Mudança de Hábito ­– All Happy Day e I Will Follow Him – durante a cerimônia, além de outros textos e canções em inglês. Questionado se havia diferença na celebração de uma missa nos Estados Unidos, o padre ressaltou as habilidades dos brasileiros. “Somos mais criativos, fazemos uma missa mais interativa”, disse. A missa conta com apoio do pároco José Ferreira Borges.

Padre Renê Lima (Foto: Lucas Dantas)

Padre propõe clube de inglês

Se a missa em inglês tiver uma boa adesão, o padre Lima já pensa em dar continuidade ao projeto com a celebração de pelo menos uma missa ao mês na língua internacional. Mas, mais do que isso, ele pensa em montar um clube de inglês.

“Eu quero fazer algo no qual as pessoas possam manter uma conversa constante, um debate contínuo sobre em inglês. Muitas vezes se tem fluência no idioma, mas acaba esquecendo algumas palavras pela falta de prática”, concluiu Lima.

Padre Renê Lima (Foto: Lucas Dantas)

SiteLock