notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Aprendendo com saúde!

02/10/2017 10:41 AM / Jorge Tadeu Mudalen / Atualizado em 02/10/2017 10:41 am

Amigos, o processo de aprendizagem exige que nossas crianças se comuniquem bem. No entanto, muitas vezes os problemas auditivos e visuais impedem os alunos de ter acesso claro às informações passadas pelos professores. O mais perigoso da situação é que tais problemas podem estar presentes desde o nascimento da criança e os pais acabam não percebendo, o que é mais comum quando a família carece de recursos e informações para reconhecer estas deficiências.

Em todo o País os índices de deficiência auditiva e visual são grandes e, muitas vezes, só são detectados na adolescência, quando é constatada alguma anomalia no processo de aprendizagem.

Em 2006, o Ministério Público do Estado de São Paulo obrigou 20 escolas públicas de quatro municípios do interior do Estado a fazer avaliações oftalmológicas e auditivas nos alunos da 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Isso após constatar que muitos problemas de indisciplina nas salas de aula estão relacionados com a falta de visão ou audição dos estudantes.

Pensando em nossas crianças e, com o objetivo de corrigir esse déficit no aprendizado, em 2007, apresentei na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 786/07, que obriga o Estado a oferecer exames de acuidade auditiva e visual para os alunos que ingressam no ensino fundamental. E, com muita alegria, nosso projeto foi aprovado na Câmara e aguarda apreciação pelo Senado Federal.

“Vemos que a proposição contempla os cuidados com a audição e com a visão de nossas crianças, bem como a melhora significante do rendimento de nossos alunos”, disse o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Alexandre Leite (DEM-SP).

O texto aprovado inclui emenda da Comissão de Seguridade Social e Família, segundo a qual o Ministério da Saúde firmará convênios com estados e municípios para financiar esses exames.

Fiquem com Deus e uma Boa Semana a Todos.

Jorge Tadeu Mudalen

Deputado Federal (DEM/SP)

E-mail: dep.jorgetadeumudalen@camara.leg.br

Instagram: @deputadojorgetadeu

Facebook: DeputadoJorgeTadeu

SiteLock