notíciasOpinião

Ponto de Vista – Dia Mundial de Luta

29/11/2017 8:41 AM / Célia Leão / Atualizado em 29/11/2017 8:41 am

As questões que envolvem as pessoas com deficiência vêm ganhando destaque nos últimos tempos no Brasil e no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) somos quase 1,5 bilhão de pessoas com algum tipo de limitação física, mental ou sensorial em todo o planeta.  Esse é um número bastante significativo e que exige políticas e ações conjuntas que possam, de alguma maneira, melhorar a vida destas pessoas.

Pensando nisso, a ONU estabeleceu o Dia Mundial de Luta da Pessoa com Deficiência, que iremos celebrar no próximo dia 3 de dezembro. No Brasil, os avanços ocorrem de maneira pontual e permanente. Há dois anos tivemos a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), um conjunto de medidas que deverão ser adotadas ao longo do tempo em nosso País, visando a uma inclusão social mais efetiva, estabelecendo normas de acessibilidade, regras para a educação e cultura, propostas de uma nova concepção de transporte adaptado e, acima de tudo, respeito para com os chamados “desiguais”.

Há mais de 40 anos venho trabalhando para que o Brasil se torne referência na área de inclusão. Na Assembleia Legislativa de São Paulo já aprovamos leis importantes para o segmento, como a Lei da Acessibilidade, a criação de Comissão de Acessibilidade do Estado de São Paulo, a reservas de casas do CDHU para pessoas com deficiência e, mais recentemente, a isenção do IPVA também para deficientes não condutores, que são os cegos, deficientes mentais, intelectuais, autistas, síndrome de Down, entre outros casos.

A todo momento temos de pensar seriamente em políticas efetivas de inclusão em nosso País. E isso inclui romper as barreiras físicas e atitudinais, combater o preconceito e a discriminação e promover a igualdade social. Governo e sociedade civil, unidos neste objetivo, certamente construiremos uma sociedade inclusiva, sustentável e mais humana para todos nós.

Célia Leão

Deputada Estadual – PSDB – SP

Facebook: www.facebook.com/deputada.celialeao.

E-mail: celialeao@celialeao.com.br

SiteLock