notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Família: presente para toda criança

04/09/2017 9:54 AM / Jorge Tadeu Mudalen / Atualizado em 04/09/2017 9:54 am

No artigo de hoje, vamos falar de adoção tardia. Trouxe aqui uma reflexão sobre o importante projeto de lei 1432/11, de minha autoria, elaborado com o objetivo incentivar a adoção de crianças maiores de três anos.

O termo “adoção tardia” é baseado no desenvolvimento infantil, pois, a partir dos três anos de idade, a criança, em geral, já desenvolveu autonomia parcial: não usa fraldas, come alimentos sólidos, ou até come sozinha, fala, anda, e não é mais considerada um bebê.

A sociedade contemporânea tem ampliado gradativamente o debate a respeito das questões que tratam da adoção.

Mesmo que hoje já haja campanhas educativas para estimular as adoções tardias, o que se tem feito não tem dado bons resultados. Segundo as estatísticas oficiais do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), apenas 3% dos inscritos no cadastro de adotantes aceitam receber crianças maiores de três anos.

Infelizmente a imensa maioria ainda quer um bebê e as crianças mais velhas continuam presas aos abrigos. Precisamos mudar essa situação para evitar que elas sejam condenadas à privação do convívio familiar. O processo de adoção, embora muito desejado por vários casais, ainda é marcado por dificuldades, preconceitos, falta de acompanhamento psicológico durante o processo e burocracia, o que age, muitas vezes, como empecilho ou fator desmotivante.

Por este motivo, em minha proposta de lei, os processos de adoção tardia, como são chamados, terão preferência de tramitação em relação aos demais, ou seja, se tornando procedimentos mais rápidos.

Devemos criar no Brasil uma nova cultura de adoção que busque famílias para crianças, independentemente de suas idades. Essa proposta comporta um novo projeto de família, de maternidade e paternidade, atribuindo novos sentidos ao ser pai e mãe.

Continuem contando com o meu trabalho!

Fiquem com Deus e uma boa semana a todos.

Jorge Tadeu Mudalen

Deputado federal (DEM/SP)

E-mail: dep.jorgetadeumudalen@camara.leg.br

Instagram: @deputadojorgetadeu

Facebook: DeputadoJorgeTadeu

SiteLock