notíciasOpinião

Ponto de Vista – Feminicídio, um mal a ser combatido

06/12/2017 8:48 AM / Célia Leão / Atualizado em 06/12/2017 8:48 am

Muito temos falado sobre as questões femininas na sociedade atual. Infelizmente boa parte destas questões se refere à violência contra a mulher. Recentemente tive a oportunidade de participar de um ato público em repúdio ao “feminicídio”, que aconteceu na OAB de São Paulo, e contou com a presença das principais autoridades jurídicas de nosso Estado para discutir o assunto, por meio da Comissão da Mulher Advogada, da qual tenho a honra de fazer parte.

É assombroso que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que lutar contra a cultura do estupro, a banalização da violência, o desrespeito explícito aos direitos fundamentais da mulher, a desigualdade social e tantas outras mazelas, às quais ainda estamos expostas.

Mesmo assim a nossa luta avança a cada dia em nosso País. E o Estado de São Paulo tem dado exemplo neste sentido. Já criamos a Promotoria de Combate a Crimes contra a Mulher, os Grupos de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid), somos pioneiros na criação das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), com 130 unidades instaladas, e a Comissão de Defesa da Mulher, da Assembleia Legislativa de São Paulo, da qual também faço parte.

Nos últimos dois anos tivemos mais de 150 mil ocorrências de violência contra a mulher em São Paulo e mais de 120 mil boletins de ocorrência (BO) registrados em nossas DDMs. As ações preventivas resultaram em cerca de quatro mil prisões de agressores e milhares de medidas protetivas emitidas pela Justiça ao longo destes anos.

Mas ainda é pouco. O fim da violência passa, obrigatoriamente, por um novo modelo de sociedade, capaz de reconhecer a igualdade e o respeito, mesmo diante de tantas diferenças. A violência nunca foi e nunca deverá ser tolerada, pois não faz parte de uma sociedade sadia.

É preciso dar um basta definitivo nesta situação e isso só se faz com a união e luta de todos, homens e mulheres de boa vontade, que almejam uma sociedade justa e livre deste mal.

Célia Leão

Deputada Estadual – PSDB – SP

Facebook: www.facebook.com/deputada.celialeao.

E-mail: celialeao@celialeao.com.br

SiteLock