notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Homem não precisa ser de ferro

06/11/2017 9:26 AM / Sandra Tadeu / Atualizado em 06/11/2017 9:26 am

Começou a Campanha Novembro Azul! Desde 2011, este mês lembra a todos sobre o diagnóstico do câncer de próstata, pois é a segunda causa de mortalidade relacionada a câncer no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer divulgou que foram mais de 60 mil casos no País, com mais de 13 mil mortes, desde 2016. A doença é mais comum em homens com mais de 50 anos. Entre os sintomas estão a dificuldade para urinar, insuficiência renal, diminuição e dores ósseas. Infelizmente, estes sintomas só aparecerem quando a doença está em fase avançada.

Nossa saúde depende mais dos hábitos adquiridos do que da genética. A obesidade, o alcoolismo e o tabagismo são fatores agravantes de doenças. Escolhas saudáveis e prevenção contribuem para um envelhecimento com qualidade. Mesmo sabendo disso, 70% dos homens só vão a um consultório médico para acompanhar a esposa ou os filhos. Os homens vivem em média 7,2 anos a menos que as mulheres no Brasil, segundo pesquisas. As principais causas de morte masculina são fatores externos, como acidentes de trânsito e violência seguidos pelas doenças.

Devemos lembrar que muitas outras enfermidades atingem a população masculina, entre elas o diabetes, colesterol e pressão alta. Geralmente, a descoberta das doenças nos homens ocorre em estágios avançados. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, apenas 49% dos homens consultam um urologista.

Dessa forma, o Novembro Azul deste ano destaca o diagnóstico precoce de todas as doenças, não somente do câncer de próstata. O cuidado com a saúde deve vir desde a infância!

Aproveite o mês para começar a se cuidar! Estão ocorrendo ações de conscientização e mutirões de exames. Homem não é super-herói. Não é intocável. Olhar para si e prestar atenção no próprio corpo são sinais de coragem. Até a próxima.

Sandra Tadeu

Vereadora (DEM)

E-mail: sandratadeu@camara.sp.gov.br

Facebook: vereadorasandratadeu

Instagram: @vereadorasandratadeu

Site: www.sandratadeu.com.br

SiteLock