notíciasOpinião

Ponto de Vista – O poder da empatia

18/04/2017 9:20 AM / Cristiane dos Santos / Atualizado em 18/04/2017 9:20 am

Nunca te contaram que a empatia pode acabar com a carreira que idealizaram para você? De acordo com o dicionário Aurélio, empatia é a “tendência para sentir o que você sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa”. Empatia é nos colocarmos no lugar das pessoas e isso é habilidade que pode ser desenvolvida.

Quando pensamos na qualidade das relações que acontecem no trabalho, independentemente de cargo e área de atuação, a impressão é que se você tem empatia com as pessoas ao seu redor, especialmente se você estiver em um cargo de liderança, você é um fraco, afinal, é esperado que você mostre sua pior versão no ambiente de trabalho e guarde sua versão “do bem” para sua família e seus amigos.

Ser anjo em casa e demônio no trabalho é incongruente. Vejo muita gente se desdobrando para mostrar que não é preciso ser ditador para atingir resultados, e que é mais fácil conquistar a confiança e a admiração das pessoas quando se trabalha com transparência, ética e empatia.

Colocar-se no lugar de outra pessoa tem sentido em todos os contextos, seja na relação entre a empresa e seus funcionários ou entre consumidores e clientes. Se você busca crescimento profissional e se deparou com chances de trabalho em lugares que não respeitam o desenvolvimento saudável das relações interpessoais, e onde a empatia é vista como fraqueza, saiba que você chegou aonde muitas pessoas já acharam normal e desejável estar um dia – mas que perceberam que não era o lugar ideal. Talvez não seja para você.

Se um dia te disseram que o melhor cargo é aquele em que se tem poder sobre os outros, e você acreditou, então a empatia não será uma habilidade que fará questão de dominar. Se você busca uma oportunidade de se desenvolver profissionalmente, mas defende que isso pode e deve ser feito tendo respeito e empatia com as pessoas, você reconhece a importância da inteligência emocional e fará o possível para conquistar o sucesso sem destruir as pessoas. Quantas pessoas passaram pela sua história e marcaram, positivamente, a sua vida graças aos exemplos inspiradores que deixaram? Elas devem ter demonstrado muita empatia.

Cristiane dos Santos

Diretora da Esternare e líder de treinamentos da Speaker Comunicação e Marketing

SiteLock