notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Poupe dinheiro para esbanjar tranquilidade

27/11/2017 8:37 AM / Sandra Tadeu / Atualizado em 27/11/2017 8:37 am

Falta pouco mais de um mês para o final do ano e parece que, nesta época, aumenta a nossa corrida contra o tempo para realizarmos o que  programamos. Se o tempo parece diminuir, os gastos aparentam aumentar. São despesas com os presentes de Natal, o planejamento da ceia, a matrícula da escola do filho e os impostos que chegam em janeiro. Não existe simpatia e tampouco milagre para entrar em 2018 mais aliviado. O que existe é planejamento.

Na Câmara não é diferente. O prefeito João Doria enviou a proposta de orçamento de São Paulo para 2018. Nós, vereadores, temos até 31 de dezembro para analisar o documento que trata do uso do dinheiro em políticas públicas. A receita prevista é de aproximadamente R$ 54 bilhões no ano que vem. No orçamento estão previstos recursos para Educação, Saúde e investimentos em novos equipamentos. Este valor será arrecadado por meio dos impostos, como IPTU e ISS, além de outras fontes, como o plano de desestatização.

Em meu 3º mandato, trabalho direcionando recursos para a saúde, pois sei que é a área de maior urgência para a população. Não deixo de lado o esporte e a infraestrutura. Estamos falando de um planejamento para uma cidade com mais de 12 milhões de habitantes. Uma tarefa mais trabalhosa se compararmos com o orçamento pessoal ou familiar.

Falando em orçamento familiar, ainda resta tempo de você colocar as contas no papel. Quem trabalha com carteira assinada pode contar com o reforço do 13º salário. Segundo especialistas, ele deve ser direcionado para quitar dívidas, principalmente financiamentos e parcelamentos de faturas de cartões e cheques especiais, pois os juros são altíssimos.

O próximo passo é fazer uma reserva para os impostos do ano seguinte, como IPVA e IPTU, que são cobrados a partir de janeiro. Feito isso, analise os gastos da sua família com antecedência: muitas vezes você consegue bons descontos. Prefira sempre o pagamento à vista para não se endividar novamente em 2018. Saiba priorizar o que é realmente necessário! Programe-se, pois – como diz a música – dinheiro na mão é vendaval!

Sandra Tadeu

Vereadora (DEM)

E-mail: sandratadeu@camara.sp.gov.br

Facebook: vereadorasandratadeu

Instagram: @vereadorasandratadeu

Site: www.sandratadeu.com.br

SiteLock