notíciasDestaque Opinião

Ponto de Vista – Um lançamento para o futuro

15/05/2017 10:29 AM / Devanildo Damião / Atualizado em 15/05/2017 10:29 am

Projetos de alta complexidade tem a capacidade de modificar e elevar o potencial científico e tecnológico dos países. São imensuráveis os avanços proporcionados, por exemplo, pelo projeto de enviar o homem à Lua, assim como, a construção de equipamentos militares no desenvolvimento aéreo e marítimo.

No Brasil, no meio das terríveis notícias de corrupção que o País convive há alguns anos, não teve o devido acompanhamento e notoriedade o grande momento de avanço tecnológico do País. O lançamento do Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O projeto é o maior investimento do programa espacial brasileiro, com custo de R$ 2,8 bilhões e foi desenvolvido em parceria com a França. O satélite pesa seis toneladas e ficará distante 36 mil quilômetros, com operação e controle nacionais.

Os ganhos ocorrerão em dois aspectos: 1º) relacionado à segurança nacional (defesa), vai permitir o monitoramento de todo o território nacional e o Oceano Atlântico, acentuando a vigilância das nossas fronteiras; 2º) relacionado à comunicação, vai ampliar a oferta de internet a lugares com difícil acesso e permitir a otimização dos serviços (o satélite tem capacidade total de 57 Gbps de banda larga), os quais poderão ser vendidos para provedoras privadas.

Estrategicamente, em projetos como este, a transferência de tecnologia é essencial. O projeto envolveu 100 especialistas brasileiros que acompanharam toda a construção do satélite, por meio de acordos bilaterais de transferência de tecnologia.

Na perspectiva de aplicações comerciais, cinco empresas brasileiras receberam subsídios nas seguintes áreas: propulsão; potência e painéis solares; controle térmico; estruturas mecânicas de alta estabilidade baseadas em fibra de carbono e componentes FPGA e ASIC para aplicações espaciais embarcadas.

Toda a sociedade será beneficiada com um projeto desta grandiosidade com informações de qualidade.

SiteLock