notíciasCidade

Prefeitura reúne mais de 100 empresários em evento sobre exportação

04/12/2017 3:54 PM / Da Redação / Foto: Márcio Lino / Atualizado em 06/12/2017 9:22 am

O 7º Guaruex, evento anual de divulgação da cultura exportadora, reuniu aproximadamente 120 empresários nesta segunda-feira, dia 4, no Hotel Mônaco, no Centro. O encontro, que teve como principal objetivo mostrar os caminhos para a exportação às empresas que ainda não a realizam e revelar maneiras de aumentar a comercialização das companhias que já atuam além das fronteiras nacionais, contou com as presenças do prefeito Guti e do secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros.

O prefeito Guti abriu o evento parabenizando a equipe da SDCETI e todos os servidores que trabalham pela cidade de Guarulhos e falou brevemente sobre as perspectivas da economia. “Essa iniciativa é uma das maneiras que temos para fomentar o mercado local. A cidade e o país já começam a sentir fatores animadores sobre a economia. Ainda estamos longe do que precisamos para recuperá-la, mas já é possível ver um horizonte mais positivo. Tivemos que apertar o cinto e tomar decisões difíceis para administrar a cidade, mas o ano que vem será muito melhor para todos que fazem negócios e conseguiremos entregar mais”, afirmou.

Na sequência, o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, lembrou de um desafio feito pelo prefeito Guti envolvendo as empresas da cidade. “No começo do ano, no lançamento do Caderno Econômico, tínhamos aproximadamente 200 empresas exportadoras em Guarulhos. O prefeito Guti me perguntou o que eu achava de levar esse número para mil durante a sua gestão. Esse é um dos grandes objetivos e por isso continuamos a trabalhar. Vejo a exportação como um grande mecanismo de fortalecimento das empresas do município e queremos incentivá-la na cidade”, enfatizou.

Depois do evento, aconteceu um almoço que reuniu as entidades de classe, empresários, deputados e vereadores.

Programa

Uma série de palestras aconteceu durante a manhã. Entre os diversos temas, Gilberto Campião, do Sebrae, destacou a importância de saber onde buscar as informações necessárias sobre exportação. “Existe muita coisa (informação) disponível, e a internet facilitou muito isso. Mas sem trabalhar esse conteúdo ninguém chega a lugar nenhum”, disse durante sua palestra de tema “Inteligência Comercial na Exportação”.

“Exporta Fácil e Importa Fácil”, “Adequação de Produtos à Exportação”, “Financiamento à Exportação e a Importação” e “Despacho Aduaneiro” foram os outros temas abordados por especialistas durante o 7º Guaruex.

Participação

Estiveram no evento o vice-presidente da Associação Brasil da Industria de Hotéis de São Paulo, Marco Iannoni; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Guarulhos, Alexandre de Sá Domingues; presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Marcos Farneze; presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, William Paneque; gerente de relacionamento com governo Banco do Brasil, Ricardo Garuti; gerente geral da Caixa Econômica Federal, Marinês Cavalari; diretor em exercício da regional Guarulhos do Ciesp, Antonio Marchiori; coordenador técnico da Agende, Devanildo Damião; gerente do Sebrae regional Guarulhos, Marcelo Paranzini; diretor de Relações Econômicas da SDCETI, Adam Kubo, diretora de Assuntos Aeroportuários da SDCETI, Marcela de Castro Vaz Augusto, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDCETI, Marcelo Rezende, Diretor de Turismo da SDCETI, Ricardo Balconi; diretor do Trabalho, Emprego e Renda de Guarulhos, Rodrigo Tavares.

SiteLock