notíciasCidade

Prevenção de quedas de idosos é tema de oficina

17/07/2017 10:26 AM / Da Redação / Atualizado em 17/07/2017 10:26 am

Agentes comunitários de saúde participaram na sexta-feira, 14, de capacitação de prevenção de quedas de idosos, realizada na UBS Munhoz pela equipe do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi). A atividade  contou com abordagem teórica (palestra, vídeo e material impresso) e prática (dinâmica do equilíbrio e oficina de sensibilização).

De acordo com a gerente do Ceresi, Elisangela Arantes de Souza, o tema faz parte da proposta de intervenção do centro tendo em vista o alto número de quedas registradas entre pessoas com mais de 65 anos. “Cuidados simples e algumas adaptações podem diminuir o risco de quedas dentro e fora de casa. Cair pode resultar em ferimentos, fraturas graves, limitações diversas e até mesmo a morte”, afirma Elisângela.

A capacitação desenvolvida pelas fisioterapeutas Elaine Oliveira do Carmo e Natália Sperandio Cavaco, e pelo educador físico Gilberto de Almeida, tem a segunda edição agendada para a  próxima sexta-feira, 21, no Ceresi, com a participação de agentes comunitários de saúde da UBS Flor da Montanha e UBS Itapegica.

30% dos maiores de 65 anos caem

Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde, cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez no ano; em média, 50% dos idosos acima de 80 anos sofrem uma queda anualmente. Uma em cada 20 quedas resulta em fratura ou internação, e 13% dos idosos são “caidores” recorrentes, ou seja, sofrem quedas mais de uma vez no ano.

SiteLock