notíciasEconomia

Saiba se caiu na malha fina e veja o que deve fazer

03/05/2017 9:26 AM / Da Redação / Atualizado em 03/05/2017 9:26 am

Já é possível saber se a declaração do Imposto de Renda (IR) está na malha fina, pois o sistema da Receita Federal é muito rápido e logo após o envio já se pode constatar se houve alguma falha no ajuste de contas com o Leão.

Porém, como o contribuinte deve agir quando isso ocorreu com ele? A primeira orientação é evitar pânico, pois ajustes ainda são possíveis por meio de uma declaração retificadora.

“A Receita Federal permite o contribuinte acesso ao detalhamento do processamento de sua declaração por meio do código de acesso gerado no próprio site da Receita Federal ou certificado digital. Caso tenha sido detectada alguma divergência o Fisco já aponta ao contribuinte o item que está sendo ponto de divergência e orienta como fazer a correção”, explica o diretor da Confirp Contabilidade, Welinton Mota.

Assim, para saber se há inconsistências na declaração do IR e se, por isso, caiu na malha fina do Leão, ou seja, se o seu IR foi retido para verificações, é necessário acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2017, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual), ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

SiteLock