notíciasCidade

Setor de material de construção derruba varejo

02/08/2017 9:43 AM / Da Redação / Atualizado em 02/08/2017 9:43 am

O segmento de material de construção, com queda de 4,2% nas vendas em abril, foi o que mais pesou na baixa de 0,6% na comercialização do varejo de Guarulhos. Este foi o segundo pior desempenho do Estado de São Paulo, segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomercioSP).

O faturamento real foi de R$ 2,7 bilhões, cerca de R$ 15 milhões a menos do que no mesmo mês do ano passado. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, houve queda de 1,3% nas vendas.

Seis das nove atividades analisadas apresentaram retração no faturamento em abril, na comparação com mesmo mês de 2016. Além do setor de materiais de construção (-4,2%), outras atividades (-3,9%) e eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-1,5%) contribuíram negativamente para os números finais.

Em contrapartida, as atividades de concessionárias de veículos (3%), supermercados (1,4%) e lojas de móveis e decoração (1,2%) registraram altas no mesmo período.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, o comércio varejista em Guarulhos mantém oscilação, com variações relativamente baixas e isso indica que o varejo encontrou uma acomodação em novo patamar de vendas. A dificuldade em elevar o ritmo acontece por conta do alto desemprego que limita o poder de compra da população local.

SiteLock