notíciasCidade

Uber fecha parceria com a GRU Airport no aeroporto

13/09/2017 9:29 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 14/09/2017 9:58 am

A  Uber firmou parceria com o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos para ter pontos de espera exclusivos para usuários do aplicativo. Por conta disso, as tarifas para quem vai ou quem sai do local agora são acrescidas de R$ 4,50, taxa destinada à concessionária GRU Airport.

No terminal 1, o ponto da Uber fica na saída principal. No 2, há vagas no embarque e calçada dos check-ins C e D. Já no 3, está no embarque e calçada check-in H.

Apesar da iniciativa, a Uber ainda não é regulamentada por lei na cidade. A Prefeitura informou, em nota, que trabalha em um projeto em conjunto com outras cidades da Região Metropolitana, para que isso ocorra. Ainda não há uma previsão para o término desses trabalhos. Sobre a ação da concessionária com o aplicativo, a administração disse não ter qualquer envolvimento.

A área de espera dos motoristas conta com capacidade para 230 veículos, espaço de descanso e banheiros. A empresa informou que ela fica ao lado do Terminal 1. A Uber não disse à reportagem quantos usuários utilizam o aplicativo diariamente no aeroporto. O objetivo da empresa é que os passageiros consigam sair do aeroporto em menos de 5 minutos.

No ano passado, a Folha Metropolitana revelou que a Praça Alessandra Gil, no Parque Cecap, tinha virado um ponto de espera dos motoristas do aplicativo.

Foto: Arquivo ABr

Taxistas reclamam

A Guarucoop, cooperativa de taxistas do aeroporto, que é a maior da América Latina, ficou inconformada com a parceria firmada entre a Uber e o aeroporto. A entidade reclama que o aplicativo não é regulamentado em Guarulhos e elencou diversas críticas. “A Uber, que se apresenta como um serviço por aplicativos, mas que detém recordes de reclamações de consumidores que se sentiram lesados, a ponto de ter já mais de 50 mil registros no site Reclame Aqui, busca agora ter pontos fixos em locais estratégicos, fugindo da ideia inicial de oferecer um transporte compartilhado.” A Guarucoop afirma que a Uber quer ser clone dos táxis.

SiteLock