notíciasCidade

UBSs do Parque Cecap ficam sem a vacina contra a gripe

19/04/2017 9:55 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 20/04/2017 11:13 am

Das três Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Cecap, nenhuma tinha vacina contra a gripe durante o dia de ontem. De acordo com a distribuição municipal, Vila Fátima, Vila Barros e Cecap fazem parte dessa divisão. Além delas, a reportagem apurou que Flor da Montanha (Distrito Centro), Morros (Distrito Cocaia), Inocoop e Allan Kardec (ambas do Distrito Presidente Dutra) também não tinham mais o medicamento.

São 68 unidades no município e, portanto, ao menos sete não tinham mais a vacina. Outras 16 não atenderam a ligação. Em apenas uma, a Soberana (Distrito Lavras), o atendimento foi recusado porque, segundo a funcionária, a vacinação ainda não havia começado.

Apesar da afirmação, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou anteontem e vai até o dia 26 de maio. Nessa primeira semana, serão vacinados idosos (a partir de 60 anos) e funcionários da rede pública de saúde. Para se vacinar é preciso levar carteira de identidade, cartão SUS e a carteirinha de vacinação.

A Saúde informou que houve grande procura e que, por isso, existe desabastecimento pontual, “Situação que já foi equacionada com a entrega de mais doses às Regiões de Saúde, nesta terça-feira (18), para a distribuição em todas as UBS da cidade”, diz a nota.

Três subtipos

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no País: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Em Guarulhos devem ser vacinadas mais de 280 mil pessoas.

SiteLock