A High Tech focada em investimentos no âmbito de ativos digitais, Xeno Holdings, firmou um acordo com um serviço da Rakuten especializado em esportes, a Rakuten Sports. O grupo que tem o foco em fechar acordos com atletas, marcas e times esportivos, conta em seu portifólio com os atuais campeões da NBA, o Golden State Warriors.
A parceria entre ambas acontecerá com a Rakuten Sports dando consultoria estratégica e suporte ao desenvolvimento de projetos para a implementação de blockchain baseada em NFT nas indústrias de esportes para a Xeno.
A integração terá como foco lançar ações juntamente de atletas, times e estrelas dos esportes cujo a Rakuten tem acordo, os derivando ao Metaverso e ambiente web3.
Nesse momento que entra o Golden State Warriors, que a partir de agora com o suporte da Xeno além do que já se tinha com a Rakuten, pode investir ainda mais em projetos de NFTs, Criptomoedas e Metaverso.
Com o astro e atual MVP da NBA, Stephen Curry, a parceria tem tudo para render grandes frutos já que mais do que nunca a equipe de San Francisco se vê envolvida com esse tipo de negócio. Pois, além da Xeno, desde o início de 2022 o Golden e também Curry tem contrato com a exchange FTX, que já até desenvolveu projetos de NFT para o time.
A atuação da Rakuten no mundo dos Esportes
A Rakuten é llíder global em projetos de manutenção de internet onde oferece serviços que vão desde comércio eletrônico, viagens, fintech, até conteúdo digital e comunicações, numa rede que atinge aproximadamente 1,6 bilhão de membros.
De origem japonesa e com sede em Tóquio, a Rakuten tem dentro de si o Rakuten Group, que separa a empresa em diversos “braços” atuantes nas mais diversas plataformas.
A Rakuten Sports é a parte do Rakuten Group que oferece serviços para o esporte, onde conta em seu portfólio com diversos grandes times e nomes dos mais variados esportes.
Dentre os principais nomes, aparecem a franquia da NBA Golden State Warriors, que conta em seu elenco com Stephen Curry. O time do futebol japonês, Vissel Kobe, de Andrés Iniesta, craque espanhol e campeão da Copa do Mundo de 2010. Além de uma parceria com um dos grandes nomes do skate no Japão, que inclusive teve na última edição das Olimpíadas, o atleta profissional de skate Yuto Horigome.
A Rakuten no entanto chamou atenção no esporte no mundo inteiro ao fechar um acordo milionário com o Barcelona, ainda em 2017.
O negócio de 5 anos foi um sucesso e chegou ao fim apenas no ano de 2022, quando ao fim do contrato, o Barcelona não aceitou renovar fechando um acordo bilionário com o Spotify, que além de patrocinador máster na camisa dos catalões, irá adquirir o naming rigths do Camp Nou.
Ainda no basquete, mais recentemente a Rakuten partiu para uma iniciativa inovadora apoiando o esporte feminino. Novos patrocinadores oficiais do Washington Mystics, time da WNBA americana, principal liga de basquete feminina do mundo, a Rakuten se junta a uma seleta lista de empresas tecnológicas a entrar nesse ramo.