NMAX 160: existem muitos motivos para você ter
06/05/2016
11:51 AM
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Da Redação
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Atualizado em 06/05/2016 5:55 pm
Foi justamente pensando no quanto o tempo é valioso que a Yamaha criou a NMAX, para que seu condutor ganhe tempo nos deslocamentos urbanos com muito estilo, facilidade, agilidade e possa ter uma vida social mais ativa, praticar esporte, encontrar os amigos ou mesmo somente sair por aí e curtir o famoso “vento no rosto”. Leia abaixo informações sobre a NMAX, você vai se surpreender com tanta tecnologia.
Motor refrigerado a líquido: 160cc
de maior potência da categoria
O motor monocilíndrico de 160cc, com quatro válvulas e arrefecimento líquido oferece a maior potência da categoria, 15,1cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,47 kgf a 6.000 rpm e foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova geração de motores compactos com eficiência e economia de combustível, e que atende todos os parâmetros brasileiros atuais de emissão de poluentes. Para atingir essa equação, os engenheiros da Yamaha se concentraram em reduzir as perdas de potência com a aplicação de tecnologias avançadas, como a melhoria da eficiência na queima da mistura Ar/Combustível e arrefecimento do motor.
Radiador lateral para
melhorar o arrefecimento
Para um alto desempenho, o sistema de arrefecimento recebeu um novo design para que fosse possível um melhor controle na temperatura de funcionamento do motor. O sistema de arrefecimento é compacto, com o radiador posicionado na lateral direita do propulsor. A solução foi pensada para se obter um melhor controle da temperatura da câmara de combustão (temperatura média de 800°) e assim tornar mais eficiente a queima da mistura ar/combustível melhorando o torque e a potência do motor.
Injeção de combustível
Um dos destaques do motor da NMAX é a posição do injetor de combustível, próximo da válvula de admissão. Esta proximidade, reduz a carbonização e melhora a homogeneização da mistura ar/ combustível.
Inédito sistema VVA de controle
de abertura variável de válvulas
Obter bom torque em baixas rotações, potência em médias e altas, e ainda economia de combustível, respeitando os limites severos de emissões de poluentes são tantas as exigências, que a engenharia da Yamaha criou no motor da NMAX, o sistema de controle de abertura variável de válvulas que determina o momento de abertura e fechamento das válvulas tanto de admissão quanto de escape. O momento que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo em que permanecem abertas, determinam toda a característica de funcionamento do motor. Normalmente o comando de válvulas é projetado para escolher uma das alternativas: obter potência em altas rotações ou melhorar o torque em baixas rotações. Ou seja, num comando de válvula convencional ou se ganha potência em alta ou se perde o torque em baixas rotações, ou vice versa. No caso da NMAX isso não existe, a solução foi encontrada com uma boa dose de tecnologia do sistema VVA, permitindo que no mesmo motor se obtenha um ótimo torque em baixa e belas respostas em alta rotação. O que o sistema faz é comandar o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga. Tecnologia
A NMAX traz em seu motor a tecnologia empregada nos modelos da família MT e na YZFR3; o cilindro deslocado que minimiza as perdas por atrito entre o pistão e a parede do cilindro; e a tecnologia DiASil no cilindro, que melhora a dissipação de calor gerado pela queima da mistura Ar/combustível, proporcionando melhor eficiência e durabilidade.
DiASil
Esta tecnologia não é apenas um revestimento, mas sim uma nova composição de material criada pela Yamaha; leve, com ótima dissipação térmica e resistência mecânica, o que reduz o desgaste do cilindro e aumenta a vida útil do motor.