Alckmin vistoria trecho de desassoreamento do Tietê
01/06/2017
2:17 PM
/
Raphael Pozzi
/
Atualizado em 02/06/2017 9:42 am
Na manhã de ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), acompanhado do prefeito Guti (PSB), vistoriou o início das obras de desassoreamento do rio Tietê, no limite de São Paulo com Guarulhos, na Barragem da Penha. Com este novo trecho, que tem 25 quilômetros, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) soma agora 120 quilômetros de obras ao longo do rio Tietê.
“Essa é a hora de evitar enchentes, aproveitar a seca, limpar e dragar o rio, avançar as obras e nos prepararmos para o período do próximo verão”, afirmou Alckmin.
A estimativa é que sejam removidos 500 mil metros cúbicos de sedimentos – areia, argila e materiais não inertes – e lixo depositado no fundo do canal. A obra exigirá investimento da ordem de R$ 40 milhões.
Ciclovia e Via Parque
Na ocasião também foi inaugurado trecho de 8 quilômetros de Via Parque e 14 quilômetros de ciclovia do Parque Várzeas do Tietê, em Guarulhos. O conjunto permite melhor acesso aos núcleos e áreas de lazer do Várzeas do Tietê e do Parque Ecológico do Tietê, além de estímulo ao uso da bicicleta.
De acordo com o Governador, foram entregues também 64 mil mudas de árvores nativas plantadas no Parque Várzeas do Tietê. “Com o prefeito Guti nós fomos vistoriar o piscinão, um dos grandes piscinões de São Paulo. Temos as obras de circunvalação, que evitam enchentes e protegem os bairros, além do início da dragagem do Rio Tietê, entre a Barragem da Penha até o córrego Três Pontes, na divisa de Itaquaquecetuba com São Paulo”, afirmou o governador.
Foto: Lucas Dantas
Canal de Circunvalação do Parque Ecológico
O governador Geraldo Alckmin também realizou vistoria técnica mas obras de construção do Piscinão do Canal de Circunvalação do Parque Ecológico do Tietê. Localizado entre a foz do Ribeirão dos Cubas e o Córrego dos Japoneses, ocupará uma área de 165 mil m² e terá capacidade para acumular 415 mil m³ de águas das chuvas.