O Golden State Warriors, atual campeão da NBA, campeonato de basquete mais importante do mundo, lançou sua própria coleção de NFTs.
Lançadas ainda antes do título do torneio, a equipe de San Francisco apresentou 3 mil tokens não fungíveis (NFTs) divididos em 12 modelos que celebram a classificação aos Playoffs.
A coleção veio em parceria com a exchange de cripto ativos FTX, que desde o início de 2022, além de patrocinar o Golden State, patrocina também o seu maior astro, Stephen Curry.
Disponíveis para compra na plataforma da empresa, parte dos lucros das vendas dos NFTs foram destinados à ‘The Warriors Community Foundation‘, que visa dar apoio a educação e desenvolvimento de crianças e jovens na região de São Francisco.
Essa, no entanto, não é a primeira ação no mundo dos NFTs do Golden State Warriors. Em 2021, a equipe de Curry se tornou a primeira da história do basquete a lançar uma coleção de NFTs que na época foi um ‘boom’ gigantesco.
As vantagens do NFT do Golden State Warriors
Assim como a maioria dos tokens não fungiveis que vem sendo lançados na atualidade, diferente de “antigamente”, eles possuem uma utilidade muito maior do que só a obtenção de lucro, renda ou troca.
Isso porque, principalmente no esporte se viu a necessidade de além da exclusividade material, trazer experiências únicas entre time e torcida.
Pensando nisso, o Golden State permitirá que seus torcedores possam desbloquear recompensas ao comprar os NFTs.
Dentre essas recompensas estavam inclusos, ingressos para as finais da NBA, anéis de campeonato do time (que são uma espécie de troféu dado aos atletas campeões da NBA), itens autografados pelos craques do time além de participação em outros eventos exclusivos.
Junto das vantagens, uma das novidades que os NFTs do Golden State Warriors trouxe foi a implementação de um token extra raro dentro das 3000 peças.
Chamado de NFT 1/1, feito a partir de uma edição limitada chamada “Gold Bar All-Access Pass“, pode ser obtido unicamente através de um leilão milionário. Enquanto o resto, foi distribuído de forma normal, aleatoriamente sendo disponibilizado.
Podendo ser encontrado hoje no marketplace da OpenSea, a maior rede de compra e venda de tokens não fungíveis do mundo. As peças aparecem com um preço médio de 1.1 ETH (Ethereum), ou seja, 6,6 mil reais.
O artigo mais caro da coleção atualmente é o que faz referência ao anel de campeão da temporada 2018, a última vitoriosa antes da de 2022.
A peça está avaliada em 40 ETH, cerca de 240 mil reais na cotação atual da criptomoeda, que apesar de tudo ainda dá lucros mesmo seguindo em queda.
Apesar dos preços exorbitantes a coleção segue com um movimento de compra e venda muito alto desde seu lançamento, mesmo que já tenha se passado até a temporada cuja foi lançada em celebração.
De abril até junho, segundo dados do OpenSea, a coleção Golden State Warriors Legacy Collection, movimentou 743 Ethereum na plataforma, aproximadamente 4,5 milhões de reais.