Ciet não paga salários de 70 há sete meses
07/03/2015
11:36 AM
/
Wellington Alves
/
Atualizado em 07/03/2015 11:36 am
Cerca de 70 funcionários do Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), da empresa terceirizada Avap, estão sem salários há sete meses. Os funcionários da Secretaria Municipal do Trabalho têm ido comandar as ações no Ciet para substituir as constantes faltas.
O secretário de Trabalho, Lameh Smeili, que assumiu a Pasta há duas semanas, admitiu ter ficado surpreso com a realidade. “Não dá para exigir que a pessoa compareça sem ter salário, vale-refeição ou vale-transporte”, disse. Apesar disso, os Ciets Centro, Cumbica, Pimentas e Vila Augusta não tiveram as atividades interrompidas.
Smeili afirmou que a dívida existe por falta de repasse de R$ 1 milhão pelo governo federal. No valor também está incluso o pagamento das locações de imóveis e de carros. De acordo com o secretário, sem a verba, não é possível nem demitir os funcionários. “Não há dinheiro para a empresa pagar as rescisões existentes.”
O Ministério do Trabalho e Emprego prometeu quitar o débito na semana passada e não o fez. O prazo foi estendido para o final de março. “As pessoas estão trabalhando triplicado”, disse Smeili, em referência aos servidores que estão acumulando funções no Ciet.
Agência não libera seguro
Outro problema que o secretário municipal de Trabalho, Lameh Smeili, quer resolver nos próximos dias é a retirada de atribuição dos Centros Integrados de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), de liberar o seguro-desemprego dos guarulhenses.
De acordo com o secretário, apenas o Poupatempo realiza esse serviço e por agendamento. “Faz mais de um mês que o Ministério [do Trabalho e Emprego] bloqueou os computadores. Queremos que o serviço volte ao normal.”