Estratégia para o dinheiro render
09/03/2015
12:46 PM
/
Palloma Mina
/
Atualizado em 09/03/2015 12:48 pm
Em tempos difíceis para economia, otimizar os recursos é o melhor caminho. Planejar o que vai fazer com o seu dinheiro nos próximos meses pode ser a melhor estratégia para fugir da crise e ainda garantir as realizações pessoais.
Segundo o educador financeiro da DSOP Reinaldo Domingos, é essencial descobrir para onde vai cada real do salário. “Faça um apontamento de despesas detalhado por 30 dias, incluindo de parcelas de financiamentos a gorjetas e cafezinhos”, orientou. O passo seguinte é definir os rumos. “Reuna-se com a família, fale sobre os projetos de vida e os sonhos que querem realizar em 2015. Não deixe a vida te levar, assuma as rédeas da sua vida financeira”, aconselhou Domingos.
Depois de orçar os custos necessários para atingir as metas, é hora de encher os cofrinhos. “Coloque tudo na ponta do lápis e defina quanto a família precisa economizar. É simples, basta ter comprometimento de todos. É preciso mudar os hábitos e cortar gastos. Se fizer como fez até 2014, não haverá êxito”, garantiu o educador da DSOP.
O consultor do Programa Consumidor Consciente da Mastercard Conrado Navarro destaca outro benefício do planejamento financeiro, o sossego mesmo em emergências. “É preciso cuidar melhor do dinheiro e se preparar para momentos piores. O consumo inteligente, sem gastos desnecessários, resulta em reserva para passar com tranquilidade por momentos difíceis”, afirmou.
Serasa já promove palestras no Youtube
Na semana do consumidor, o Serasa oferecerá uma nova ferramenta para ajudar pessoas que queiram se informar sobre suas dúvidas financeiras. Entre hoje e o dia 13 a partir das 10h o consumidor não precisará sair de casa para esclarecer essas questões, basta acessar o site https://www.serasaconsumidor.com.br/ ou entrar diretamente no canal do Youtube da instituição, Serasa Consumidor.
A palestra será transmitida em formato de vídeo, com temas em torno de educação financeira, controle das despesas, inadimplência, renegociação de dívidas e como sair do vermelho. O bate-papo será ministrado por voluntários, que no final da conferência responderão as perguntas feitas através dos comentários.
Já quem prefere assistir o evento pessoalmente, a organização disponibilizará 30 lugares para essas pessoas. Os interessados devem entrar no site do Seresa checar os endereços e horários oferecidos pela instituição.
Essencial – É saber para onde vai cada real do seu salário para não cair na armadilha das dívidas fáceis (Foto: Divulgação)