Governo federal altera pagamento do Fies
25/02/2015
4:12 PM
/
Da Redação
/
Atualizado em 25/02/2015 4:12 pm
O governo federal decidiu ceder à pressão das instituições privadas de ensino superior e limitou apenas para este ano a restrição do pagamento de apenas oito parcelas por ano pelo programa de Financiamento Estudantil (Fies) às empresas do setor educacional. A medida, inicialmente, não tinha prazo de validade.
A portaria foi publicada na segunda-feira, 20, no Diário Oficial da União, mesma data em as inscrições para o Fies foram retomadas depois de serem suspensas no ano passado.
Os valores pendentes das mensalidades em aberto serão pagos em até quatro vezes no próximo ano. Em 2014, o Ministério da Educação (MEC) gastou mais de R$ 13 bilhões com o Fies.
Outra medida instaurada pelo MEC em dezembro exige que os alunos que solicitarem o financiamento apresentem nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não podem zerar a redação.
A norma também incomodou instituições privadas que calculam uma redução de 20% na procura dos estudantes pelo financiamento.
Com o Fies, o aluno pode solicitar ao governo federal, em qualquer período do ano, o financiamento de 50% ou 100% do curso superior. Durante esse tempo o universitário paga taxas trimestrais de R$ 50 pelos juros da dívida. Após a conclusão do curso há uma carência de 18 meses. Com o fim deste prazo o estudante pode pagar o restante do débito em até 13 anos.
Parcelamento – Valores das mensalidades em aberto serão pagos em até quatro vezes no próximo ano (Foto: Divulgação)