Guarulhenses vão ao Haiti em Missão de Paz
02/06/2017
9:32 AM
/
Alexandre de Paulo
/
Atualizado em 05/06/2017 10:02 am
Nove guarulhenses que compõem o 26º Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat 26) embarcaram ontem, junto com outros 229 militares, no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas-SP), no último de quatro voos rumo ao Haiti. Eles se juntarão a outros 720 membros do Exército, Aeronáutica e Marinha, que formam o último contingente do País que atuará na Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (Minustah).
Os soldados Felipe César, Júnior Ferreira, Daniel Silva, José Gabriel Meritello, Lucas Rodrigo, Gabriel Dourado e Kayke Lopes, liderados pelo sargento Luiz da Cunha, pertencem à Ala 13, antiga Base Aérea de São Paulo, em Cumbica. Já a 3º sargento do Exército, Marinalva de Souza, ao Hospital Militar de São Paulo.
A tropa é composta por membros da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), pelo Batalhão de Engenharia (Braengcoy), Força Aérea Brasileira (FAB) e Fuzileiros Navais. Esse contingente encerrará, após mais de 13 anos, a Minustah.
O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, saudou as autoridades, civis e militares, e se dirigiu à tropa: “Peacekeepers (soldados da paz), a sua preparação levou quatro meses, com revisão e adestramento dos conhecimentos especializados. Os senhores irão prover a paz e a estabilidade no país-irmão, que é o Haiti.”
Os guarulhenses se mostraram entusiasmados. “A adrenalina está a mil. Agora é chegar lá e cumprir a missão. A população guarulhense está muito bem representada. Vamos honrá-la, com muito orgulho e dedicação”, disse Rodrigo, junto aos seus emocionados familiares.
“Em Caçapava, pelo treinamento, a gente se sentia em casa. Penso que o impacto maior vai ser pousar no Haiti. Estamos preparados para representar Guarulhos e o Brasil”, disse o sargento Cunha.
“Sejamos fortes, firmes e não devemos desistir; quem constrói nossos sonhos somos nós mesmos”, disse Meritello.
“É uma honra, é um orgulho poder contribuir com o objetivo de disseminar a paz no Haiti com militares da Ala 13”, arrematou o comandante da Ala 13, coronel aviador Kennedy.
FAB – Soldados de 2a classe: César, Junior, Daniel Silva e Meritello; Rodrigo, de 1a classe; sargento Cunha; Dourado e Kayke, ambos de 2ª classe (Foto: Alexandre de Paulo)
(Foto: Alexandre de Paulo)
(Foto: Alexandre de Paulo)
(Foto: Alexandre de Paulo)
(Foto: Alexandre de Paulo)
(Foto: Alexandre de Paulo)
(Foto: Alexandre de Paulo)
Despedida – Emocionado, soldado Rodrigo recebe o carinho da família (Foto: Alexandre de Paulo)