Investigação como arma de combate ao crime
01/09/2017
9:59 AM
/
Alfredo Henrique
/
Atualizado em 04/09/2017 10:13 am
A principal arma da Polícia Civil (PC) no combate ao crime é a investigação. Agentes da corporação, munidos de provas, testemunhos e trabalho de campo, assumem a tarefa de esclarecer crimes de todas as naturezas, que são registrados em delegacias. A partir do trabalho de investigadores, inquéritos policiais são feitos e, posteriormente, usados pela Justiça na interpretação e julgamento de delitos. Guarulhos conta com nove distritos policiais, além de delegacias especializadas em roubos, tráfico de drogas, roubo de carga, homicídios e defesa da mulher e do idoso.
O trabalho de inteligência da PC na cidade pode ser verificado nas estatísticas, atualizadas todos os meses pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Os números positivos resultam de uma conjunção de fatos, como ações que fazemos em parceria com outras forças de segurança (polícias Militar, Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal)”, afirmou o delegado seccional de Guarulhos, Adilson Aquino.
Entre janeiro e julho deste ano, o município registrou queda no número de roubos de veículos (de 1.758 para 1.374) e de furtos automotivos (de 2.267 para 2.092). Respectivamente, houve redução de 21% e 7% destas ocorrências. Além disso, o número de veículos recuperados com criminosos aumentou, durante o período, de 1.064 para 1.165, representando alta de 9,4%.
O número de criminosos tirados de circulação também aumentou em 9,7% no município. Foram 2.296 suspeitos presos nos sete primeiros meses do ano passado, ante 2.520 no mesmo período deste ano. Considerando ambos os anos e os dados, é como se ocorressem, respectivamente, 10,8 e 11,8 prisões diariamente na cidade.
Segundo o delegado seccional, Guarulhos é a cidade mais produtiva da Grande São Paulo. “Nossas ações, como 1,7 mil interceptações telefônicas, além de operações de combate ao roubo de carga, por exemplo, dão nisso (resultados positivos)”, afirmou.
Chefia – Delegado Adilson Aquino coordena a Polícia Civil na cidade (Foto: Lucas Dantas)
Megaoperação contra facção
Após cerca de um ano de investigações, o 4o DP de Guarulhos desencadeou uma megaoperação tendo como alvo integrandes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado de São Paulo, além de manter atividades ilícitas em todo o País e em alguns países da América Latina. Dois foram presos.
Após analisar 14 volumes de anotações de um tesoureiro do crime, 200 nomes foram levantados e a Polícia Civil da cidade foi atrás dos marginais, em 15 de maio deste ano.
Foram cumpridos 31 mandados de prisão, além de 56 de busca e apreensão na Cidade Tiradentes, Zona Leste da Capital.