Recentemente escolhido como o melhor jogador do mundo, recebendo o prêmio de Bola de Ouro de 2022, o francês Karin Benzema, enfim entrou no universo web3 através de sua própria coleção de NFTs.
O craque do Real Madrid, atual campeão da Champions League, se junta a nomes como Kylian Mbappé, Cristiano Ronaldo e Gerard Piqué, na introdução do tema NFT em sua vida.
O anúncio da coleção de Benzema foi feita pelo próprio jogador, em seu Twitter. No post, o francês declarou o lançamento do KB9 Metaclub, que irá reunir grandes momentos de sua trajetória como jogador, desde jovem no Lyon, até o auge no Real Madrid.
A coleção irá contar com mais de 20 mil peças, separadas em 4 classes de raridade e escassez, divididas em Supporters Access Pass, com 19.999 NFTs. E as mais raras sendo, Players Access Pass com 99 NFTs, Captains Access Pass com 19 peças e por fim a mais cara e valiosa, Nueve Access Pass, com apenas 9 tokens.
Cada um desses tokens não fungiveis terá sua funcionalidade e vantagem no ambiente virtual de Benzema. Essas no entanto ainda não foram divulgadas e o projeto ganhará forma nos próximos meses com anúncios e imagens concretas de mais NFTs.
A premissa e objetivo da coleção NFT de Benzema
De acordo com anúncio de Benzema, a sua introdução no universo NFT tem como base a aproximação dos fãs, que atualmente é de fato o foco da maioria desses projetos, no entanto, jogadores que se introduzem nesse meio como CR7 e Mbappe por exemplo, surgem apenas como figura de negócios e marketing, inalcançáveis ao público geral, e é isso que a coleção deseja mudar.
Segundo informações vazadas pelo blog francês ’90min France’, algumas das vantagens inclusas nos NFTs estão participação em treinos do jogador, vídeos exclusivos de rotina de treino e até lifestyle, acompanhando um dia na vida do craque, além de produtos assinados e anúncios exclusivos quanto a carreira de Benzema.
Desde maio em desenvolvimento, a expectativa de lançamento e abertura do projeto geral está para o quarto semestre do ano, seguindo um cronograma pré estabelecido que já prévia o anúncio de Benzema para a segunda parte do ano.
Craques do futebol e NFTs
É claro que Benzema não é a única estrela do esporte mais popular do mundo ligado a um acordo de NFTs ou qualquer outro ativo digital que seja.
Desde o boom desse segmento no segundo semestre de 2021, diversos jogadores entraram de cabeça no ramo, tanto como figuras públicas como também se tornando investidores.
Nesse caso de investimentos inclusive temos a figura Brasileira de Neymar, que em fevereiro comprou por 6,6 milhões de reais, duas peças da coleção de tokens não fungiveis Bored Ape Yatch Club.
A notícia bombástica na época impulsionou ainda mais o mercado dos Bored Apes, que no entanto, já não passam pelo mesmo ar de hype tudo anteriormente.
Neymar inclusive sofreu com o inverno cripto vendo seus ativos derreterem em poucos meses, e em junho, de mais de 6 milhões caírem para 800 mil reais.
Como parceiros de marketing, as figuras mais relevantes atualmente entre empresas do ramo está CR7 e Mbappe.
A lenda portuguesa, tida como um dos maiores nomes da história do esporte, é parceiro oficial da exchange Binance, onde atua como garoto propaganda da marca.
Já Mbappé, compatriota de Benzema, atua pela Sorare, desenvolvedora do seu próprio Fantasy Game em Blockchain, de mesmo nome da empresa.
A joia do futebol mundial além de garoto propaganda cedeu todos os direitos de imagem para a produção de cards/NFTs, que são o carro chefe do game, para produção de conteúdo extra.