Multinacional quer implantar centro de pesquisa na cidade
20/12/2017
8:34 AM
/
Da Redação
/
Atualizado em 21/12/2017 9:08 am
De olho na estrutura oferecida por Guarulhos e pelo seu alto volume de transporte de cargas e indústrias, a Hyperloop – gigante americana da tecnologia que tem um valor de mercado de US$ 6 bilhões – pode implantar um centro de pesquisa em Guarulhos para estudo de uma nova modalidade de transporte sustentável e mais rápida para a logística.
Na tarde de terça-feira, 19, o especialista em inovação, Ricardo Penzin, fez uma apresentação do projeto do novo transporte, que, apesar de similar a um trem, tem características mais próximas a um avião, sendo capaz de viajar a 1,2 mil km por hora por meio de tubos e ser autossustentável, com capacidade de gerar a própria energia e fornecer outros 15% por meio de transformação solar e eólica.
Segundo Penzin, outras três cidades estão dispostas a receber o centro de pesquisas e ceder as contrapartidas necessárias, como uma área de 3 mil m² e um investimento de 6 milhões de dólares da iniciativa privada. Para o secretário Rodrigo Barros, uma das principais vantagens é o aumento do salário médio gerado pelos empregos do laboratório, de modo a fortalecer a economia local.
Novo modal ligaria SP a RJ em pouco mais de 20 minutos (Foto: Lucas Dantas)