Em 2021-2022, os NFTs estão ganhando enorme popularidade quando se trata de investimentos. “Tokens fungíveis” atingiram US$ 2,8 bilhões em vendas semanais em agosto de 2021. Mas agora apenas 5% deles ainda têm valor. Essa é a principal conclusão de um estudo da DappGamble, empresa especializada em criptomoedas e outros negócios digitais.
O estudo, “NFT Dead: The Evolution of the NFT Market Landscape”, examinou uma coleção de 73.257 NFTs, 69.795 dos quais foram avaliados em zero ether, a criptomoeda da rede Ethereum. E não termina aqui. Daqueles que ainda têm valor de mercado, 18% são considerados sem valor e 41% são considerados sem valor, com preços variando de US$ 5 a US$ 100.
Menos de 1% dos NFTs valem mais de US$ 6.000, bem abaixo dos milhões de dólares pelos quais foram negociados no passado. No seu auge, cada coleção valia pelo menos US$ 369 mil. Além disso, a quantidade de valor movimentado no mercado de tokens diminuiu drasticamente. O volume de negociação semanal atingiu US$ 80 milhões em julho de 2023, equivalente a 3% do volume máximo em agosto de 2021.
Um exemplo simbólico de desvalorização é o do cantor Justin Bieber. Em 2022, adquiriu um NFT da coleção Bored Ape Yacht Club, que é considerada uma das coleções mais famosas e atualmente uma das segundas mais valiosas do mundo. Ao adquirir a obra, pagou US$ 1,3 milhão, o equivalente a 6,31 milhões de reais.
No entanto, com o tempo, o NFT atingiu hoje US$ 58.000, conforme anunciado em julho. Isso vale R$ 280 mil. Isso representa uma perda de 94% para Bieber, ou mais de US$ 1,2 milhão.
Qual o motivo da queda das NFTs
NFTs são um tipo de assinatura digital que transforma qualquer tipo de mídia em um ativo inutilizável. Isso significa que fotos, áudio e vídeo, por exemplo, passam a ter características únicas que os tornam únicos.
De acordo com dappGamble, quando o mercado de NFT estava no auge, o ativo digital dominou as manchetes da mídia e capturou a imaginação de pessoas em todo o mundo. De acordo com o relatório “NFT Dead: The Development Landscape of the NFT Market”, aproximadamente 23 milhões de celebridades e pessoas anônimas em todo o mundo possuem tokens nas coleções analisadas. Mas agora o tema parece ter caído em desuso e, de acordo com a plataforma Google Trends, o número de pesquisas mensais no Google caiu drasticamente nos dias de hoje.
Outro fator é a superprodução. De acordo com o relatório, 79% de todas as coleções de NFT ainda não foram vendidas. Isso fez com que o mercado perdesse impulso.