Dentre a febre das Criptomoedas, vários tipos de investimentos e formas de investir estão inclusos. Dessas modalidades e tipos, não se destacam só Criptos como Bitcoin e Ethereum, já que existem diversas outras como Coins Utilitárias, Meme Coins e também as Criptomoedas do Metaverso, que em 2023 já demonstraram alta de 6%.
Das que mais ganharam destaque estão a ApeCoin (APE), Cripto do projeto BAYC, uma das maiores coleções de NFT do mundo e a Axie Infinity (AXS), Coin do game do mesmo nome, que registram ambas o aumento de 6% nos primeiros dias do ano.
Os dados são do portal especializado CoinGecko, que analisa que o token APE subiu exatamente 6,3% chegando a casa dos 3,88 dólares, pouco mais de 10 reais.
O AXS da Axie Infinity por sua vez foi o que mais subiu, já que ganhou uma valorização de 6,9% subindo para 6,41 dólares, aproximadamente 30 reais.
Apesar de apresentarem sim seus próprios ecossistemas de Metaverso, nada se compara ao The Sandbox, que também viu sua Cripto, SAND, se valorizar, sendo o projeto totalmente focado no ambiente meta que mais cresceu nesse começo de 2023.
Citado atualmente em 0,40 dólares, a moeda subiu 5,2%, 1,2% a mais do “rival”, Decentraland, da Coin MANA, que registrou ganhos de 4,4%, atingindo cerca de 0,31 centavos de dólar.
Tudo isso, no entanto, é só um contraste em cima do valor de mercado de criptomoedas como um todo, que aumentou apenas cerca de 1,6% na primeira semana do ano.
Motivo do crescimento das Criptomoedas do Metaverso
Não existe uma receita específica que justifique a subida inicial de Criptomoedas ligadas a projetos envolvendo o Metaverso. No entanto, algumas especulações são feitas na comunidade, que apontam a confiança como um fator decisivo nesse caso.
Isso porque, durante toda a crise das Criptomoedas que abalou o setor no ano de 2022, algumas vertentes saíram com bem menos prejuízos, ou até ilesas, como por exemplo o mercado de NFTs ou Jogos Blockchain, que pouco sofreram em comparação a outras Coins.
Ou seja, ver uma Cripto ligada a um projeto que pouco se desvalorizou, da confiança para que o investidor coloque seu dinheiro no projeto, valorizando assim o mesmo, principalmente após a mudança de comando de muitos desses, como é o caso da Apecoin, que passou por toda uma mudança burocrática no seu sistema e das pessoas por trás dele.