Connect with us

Destaque Economia

Economia

Destaque Economia



notíciasDestaque Economia


Poupanças em Guarulhos perdem R$ 31 mi em 2015


08/04/2016
10:33 AM
/
Chico Junior
/
Atualizado em 11/04/2016 1:48 pm

A dificuldade financeira dos guarulhenses em meio à crise econômica e ao desemprego no município atingiu as poupanças em 2015. Segundo dados do Banco Central (BC), as cadernetas locais perderam R$ 31,5 milhões entre dezembro de 2014 e o mesmo mês do ano passado.

Entrevistados ouvidos pela reportagem contaram que o aperto nas contas levou a buscar salvação na grana da poupança. A comerciante Amari Arruda apelou a esse socorro. “Eu precisei usar o dinheiro para ‘tapar os buracos’ que foram criados. E daqui a pouco não vou ter nem mais um real na poupança.”

Aposentada, Eulice Cunha disse que o desemprego do filho, a alta de preço dos produtos e as despesas gerais fizeram com que usasse a poupança. “Foi necessário”, comentou.

Na análise do economista e professor da Faculdade ESPA João Guilherme Arantes, além da inflação, a fuga é provocada também pelo baixo rendimento da caderneta e pela desconfiança dos poupadores na condução da política econômica do País.

Com a ideia de alugar um imóvel, a universitária Andressa Lima havia guardado parte de seus recursos na poupança. Acabou desistindo. “Os juros estão muito altos e rende abaixo da inflação, ou seja, minha poupança não rende nada”, declarou.

Questionado sobre a perda geral no interesse pela caderneta, que estava a todo vapor há anos atrás, Arantes disse que 2016 não terá bom resultado. “A gente não vê horizonte nada que possa nivelar ou nos trazer o mínimo de otimismo.” (Colaborou Carol Gonçalves)

Socorro – Na crise, guarulhenses sacaram mais as reservas da caderneta. (Foto: Lucas Dantas)



Continue Reading
To Top