Preço alto dos ovos de Páscoa assusta
23/03/2016
10:15 AM
/
Nathália Bergocce
/
Atualizado em 23/03/2016 10:15 am
Os preços dos ovos de Páscoa aumentaram nesse ano. Segundo o Procon, os valores podem variar 125% dependendo do produto. A maior reclamação entre os consumidores são os preços muito superiores aos tabletes de chocolate. Além da embalagem mais elaborada, os ovos industrializados contam com brindes o que elevam o valor final.
Como exemplo, o Procon aponta um ovo de 100 gramas com brinquedo custa, que R$ 44,90 (R$ 449,00 o quilo). Ou seja, pelo valor de um quilo desse mesmo ovo pode-se comprar 18 kg de chocolate em barra da marca líder de mercado.
Por isso, o consumidor deve fazer o comparativo de preços entre tablete, barra e caixa de bombons. E ficar atento, também, ao peso e tamanho que variam conforme o fabricante.
Esse aumento nos preços tem uma justificativa, segundo os fabricantes. “Os ovos passam por um processo muito complexo, que acarreta maiores custos. As empresas têm que contratar mais gente”, disse Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
“O processo de embalagem é feito manualmente e as próprias embalagens são bem maiores e mais sofisticadas do que as de chocolates de linha regular. Somado a isso há o fato de que esses produtos são muito frágeis, sendo necessário adotar processos especiais de logística e armazenamento”, completou.
É preciso pesquisar
A recomendação é que o consumidor faça uma pesquisa prévia em lojas diferentes e avalie se há condições para realizar a compra. É bom garantir o produto pelo menos uma semana antes, pois o valor aumenta nos dias próximos ao feriado.
Páscoa magra – Procon orienta consumidores. (Foto: Lucas Dantas)