Prefeitura e Guarda Ambiental lacram área da Klabin
06/03/2015
12:39 PM
/
Eurico Cruz
/
Atualizado em 10/03/2015 12:48 pm
Sob denúncia de irregularidade, um aterro no terreno da Klabin, na Várzea do Palácio (Região Centro), às margens do Km 220 da Rodovia Presidente Dutra, foi lacrado quinta-feira, 5, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e pela Guarda Civil Ambiental.
Segundo informações, o proprietário do terreno possuía uma licença de funcionamento, que foi cassada na Justiça pela Prefeitura de Guarulhos. A decisão foi emitida na quarta-feira, 4.
Quando chegaram ao local, os guardas encontraram caminhões que despejavam terra na propriedade. Nove veículos de empresas terceirizadas foram apreendidos. Oito deles foram removidos para o pátio do Tiro de Guerra. Apenas um foi levado para o pátio da GP Service, prestadora de serviço da Prefeitura.
Caso os proprietários queiram reaver os utilitários eles terão de pagar multa, de valor não divulgado.
Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente também participaram da operação.
O proprietário do terreno tem interesse em construir um centro de exposições e um shopping no local, em investimento de aproximadamente R$ 4 bilhões. Ele também será multado por movimentação irregular de terra.
Multas – Para recuperar caminhões que despejavam terra no local, empresas terão de pagar multa nos pátios (Foto: Divulgação)
Terreno já foi alvo de debates políticos
A construção do empreendimento na região já foi alvo de debate na Câmara. Os vereadores chegaram a votar, em setembro, um projeto de lei que alterava o zoneamento da região e inibia construções na área.
No mesmo mês, o prefeito Sebastião Almeida disse que não iria travar um megaempreendimento, mas que não aceitaria uma movimentação de terra em parte estratégica da cidade sem um projeto ser apresentado à Prefeitura.