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Realidade virtual chega à sala de aula


23/06/2017
10:08 AM
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Eurico Cruz
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Atualizado em 26/06/2017 11:00 am

Com o avanço da tecnologia, os métodos de ensino também evoluíram e vêm permitindo aos alunos uma experiência diferente e empolgante dentro da sala de aula. E não estamos falando aqui simplesmente de aplicativos, videoaulas ou lições virtuais, ferramentas já triviais no universo de muitos estudantes. A novidade nesta área é a aplicação de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada, ou AVR, sigla em inglês para Augmented Virtual Reality.

Ainda não sabe do que se trata? Calma que a gente explica. Trata-se da fusão de duas tecnologias distintas, mas complementares. A realidade virtual (RV) permite criar um ambiente 100% virtual, onde o usuário pode interagir com o meio e objetos, graças ao uso de óculos/capacetes e também, em alguns casos, luvas. Já na realidade aumentada (RA), o usuário enxerga o mundo real, mas esta é complementada com elementos virtuais, como por exemplo, olhar um objeto físico e vê partes internas de sua composição virtualmente.

É esta tecnologia (AVR) que a rede de escolas de inglês Uptime, que tem uma unidade em Guarulhos, está oferecendo a seus estudantes, graças a uma parceria com a EON Reality, líder mundial do segmento. Por meio de um celular e de óculos de realidade virtual, o aluno tem acesso a uma maneira mais leve e interativa de aprender um novo idioma.

“Isso é um modo de reforçar o aprendizado e um incentivo à prática tanto para adultos quanto para crianças. Nós recomendamos 30 minutos diários de estudo”, disse Marcelo Aparecido, dono da franquia em Guarulhos. Segundo profissionais da própria EON, o método acelera em até 12 vezes a velocidade da aprendizagem. Verdade ou não, é com certeza uma atração para as escolas de idioma do mundo real, que tem travado uma batalha acirrada contra aquelas hospedadas na internet. A boa notícia é que o brasileiro despertou para a urgência de um segundo idioma, fato que tem elevado o número de matrículas nas instituições especializadas. E o que não falta é cliente, já que, segundo uma pesquisa da Catho, apenas 5% da população do nosso País fala uma segunda língua e menos de 3% tem fluência em inglês.

Interatividade – Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada (AVR) ajuda a turbinar o aprendizado do inglês e é um incentivo à prática tanto de adultos quanto de crianças (Foto: Lucas Dantas)

Interatividade – Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada (AVR) ajuda a turbinar o aprendizado do inglês e é um incentivo à prática tanto de adultos quanto de crianças (Foto: Lucas Dantas)

Tecnologia – AVR pode acelerar velocidade de aprendizagem (Foto: Lucas Dantas)

O avanço da tecnologia virtual

A América do Norte domina o desenvolvimento de realidade virtual e aumentada. Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado local vai movimentar US$ 24 bilhões até 2024, segundo a Global Market Insights, empresa norte-americana fornecedora de serviços de consultoria e pesquisa de mercado global. Europa e Ásia chegam, respectivamente, como segundo e terceiro maiores mercados destas tecnologias.

  • Até 2015, o mercado de AVR vai movimentar US$ 35 bilhões (Fonte: Goldman Sachs);
  • 72% das pessoas aprovam a tecnologia quando entram em contato com ela (Fonte: ReportLinker);
  • A tecnologia será utilizada por 171 milhões de pessoas até 2018 (Fonte: Statista);
  • Só este ano, a venda de ferramentas AVR vai gerar US$ 5 bilhões (Fonte: Statista);
  • A educação é um grande mercado para a AVR. Até 2025, serão investidos US$ 700 milhões nesta tecnologia para aplicação neste segmento (Fonte: Goldman Sachs).


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