Sede da Apeoesp é alvo de violência em dia de eleição
26/05/2017
9:41 AM
/
Eurico Cruz / Foto: Lucas Dantas
/
Atualizado em 29/05/2017 10:32 am
A sede da Apeoesp, sindicato que representa os professores estaduais, localizada no Centro, foi alvo de uma ação de depredação em “ato político” que visava impedir a saída de urnas para a realização da eleição da Executiva estadual e dos representantes nominais de 92 subsedes.
Conforme gravação em vídeo obtida pela reportagem, mais de 20 homens foram ao local, quebraram os portões e gritaram “queremos as urnas”, que já tinham sido encaminhadas para os locais de votação. Os dirigentes da Apeoesp de Guarulhos acreditam que os homens eram ligados ao Sincoverg, que representa trabalhadores do ramo do transporte, e teriam sido orientados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O principal motivo seria o fato da oposição em Guarulhos apoiar a chapa 3, de oposição, e não a chapa 1, vinculada à CUT.
“Sem as urnas a apuração dos votos seria prejudicada e a nossa representatividade estadual seria diminuída”, disse Ozani Marciliano, integrante da chapa 3. Dois homens chegaram a ser presos por retirarem uma urna de uma escola. Eles foram levados ao 4º Distrito Policial, nos Pimentas.
Em nota, o Sincoverg informa que “não compactua com este tipo de ação e que abrirá investigação interna para apurar eventual participação de dirigentes na ação ocorrida na sede da Apeoesp”. Já Wagner Menezes, secretário de Saúde do Trabalhador da CUT, diz que “não tinha nenhum encaminhamento da central para este tipo de ação”.