Trata-se do modelo hatchback, bem básico, mas que oferece alguns itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado, computador de bordo, descansa-braços no assento do motorista e banco traseiro com encosto rebatível. Vem ainda com direção eletroassistida progressiva (EPS), uma das principais qualidades do carro, já que garante ótima dirigibilidade e mantém os excelentes raios de giro de 4,8 m no hatchback.
O Etios X conta com o motor 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à versão anterior.
A transmissão automática foi desenvolvida com o objetivo de privilegiar a dirigibilidade, desempenho, conforto e baixo consumo de combustível, dentro de um sistema eficiente. Segundo a Toyota, o diferencial dessa transmissão é o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Conforto – Transmissão automática privilegia a dirigibilidade e desempenho (Foto: Divulgação)
Trocas suaves e respostas rápidas
O motorista tem uma sensação agradável ao dirigir, com a percepção de trocas suaves e respostas rápidas, além de ótima aceleração e agilidade na retomada. É daqueles câmbios automáticos que deixam o motorista numa situação bastante tranquila. Em diferentes condições, nada de trancos ou acelerações indesejáveis.
A versão de entrada X, avaliada pelo GuarulhosWeb, tem acabamento interno espartano. Porém, o que pode ser considerado básico não significa mau gosto ou mesmo simplicidade extrema. O interior tem tons escuros e painel com acabamento Total Black. Os materiais de revestimento das portas e o tecido dos bancos são de alta qualidade.
O painel de instrumentos conta com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução. Nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática.
Todas as versões são equipadas com airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.