Connect with us

Cidades

Cidade



notíciasCidade


Bullying atinge uma em cada três crianças


07/04/2016
10:33 AM
/
Nathália Bergocce
/
Atualizado em 07/04/2016 10:33 am

A data 7 de abril é marcada como o Dia Nacional contra o Bullying nas escolas. Pesquisa recente do Unicef aponta que uma a cada três crianças no mundo sofre algum tipo de violência no ambiente escolar. O bullying, termo antes desconhecido, tem sido cada vez mais discutido no cotidiano dos alunos e professores.

Os atos de intimidação sistemática, geralmente gratuitos, costumam ser praticados de forma repetida, contínua e intencional, contra qualquer pessoa, em qualquer lugar, inclusive nas redes sociais.

Para o gestor educacional do Sistema de Ensino Poliedro, Altamar de Carvalho, o caminho para a prevenção se dá pelo investimento em um ambiente escolar favorável à comunicação. “O convívio escolar envolve os primeiros e importantes vínculos entre crianças e jovens de diferentes grupos e é a partir disso que eles passam a enfrentar os desafios e as dificuldades que envolvem a convivência coletiva”, explica.

A escola deve promover  ações tanto preventivas quanto interventivas para obter um resultado eficiente. “A escola deve adequar o ambiente valorizando a diversidade”, conta.

Cyberbullying: o inimigo on-line

O deboche entre crianças e adolescentes também tem ganhado espaço e principalmente gravidade via internet. “A versão online do bullying certamente envolve mais vítimas que o bullying tradicional, pois com a internet e o celular, as mensagens, imagens e comentários pejorativos se alastram rapidamente, com efeitos bastante graves”, diz Carvalho.

 



Continue Reading
To Top