notíciasCidade

Caravana de Direitos Humanos da ONU encerra turnê com evento na Via Dutra

09/05/2017 10:06 AM / Da Redação / Atualizado em 09/05/2017 10:06 am

Depois de percorrer mais de 100 cidades promovendo diversas atividades em prol dos Direitos Humanos, uma caravana apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) encerra sua turnê pelo Brasil com um grande evento em Guarulhos. A parada acontecerá entre amanhã e sábado, 13, no Posto Sakamoto (Rodovia Presidente Dutra, km 210,5, no Bonsucesso), das 13h às 22h.

Realizado em postos de combustível e estabelecimentos à beira de estradas, o projeto, chamado Caravana Siga Bem, tem o propósito de levar saúde, lazer, educação e cultura a populações muitas vezes marginalizadas do acesso a esses serviços no dia a dia, como motoristas profissionais – em especial, os caminhoneiros – e comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.

Entre as atividades oferecidas estão: atendimentos de saúde, cortes de cabelo, massagens, teatro e shows musicais. Aos motoristas, haverá palestras sobre temas importantes no cotidiano das estradas como violência no trânsito, exploração sexual de crianças e adolescentes e uso de drogas. Devido ao grande número de homens nesta categoria, o projeto também conversará com este público sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha.

O projeto conta ainda com um espetáculo teatral que, de forma cômica, aborda de os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030. Em vez de artistas profissionais, a peça é encenada por caminhoneiros, que sobem ao palco para dialogar, por meio da arte, com seus colegas de estrada sobre assuntos importantes para a cidadania.

O projeto é considerado, segundo os organizadores, a maior ação social itinerante da América Latina.

 

Dia 10: Das 13h às 19h – Serviço de Saúde: Aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, teste rápido de HIV, material sobre DSTs, vacinas, orientação sobre drogas, atendimento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde

14h – Projeto Social: Apresentação de projetos artísticos locais

19h – Ciclo de Palestras:

Palestra: “Siga bem criança”

Palestra: “Siga bem mulher”

Cinema Rodoviário:

Polícia Rodoviária Federal

Dia 11: às 21h – Show ao Vivo

Banda Única;

Dia 12: às 20h – Show ao Vivo

Trio Bastião

Dia 13: às 21h – Show ao Vivo

Banda Kassamina

Dias 10 e 12: às 21h – Teatro da Caravana “Ó Xente, e os direitos da gente?”

SiteLock