notíciasCidade

Cidade recupera 11 postos de trabalho por dia

19/05/2017 8:44 AM / Raphael Pozzi / Atualizado em 22/05/2017 9:37 am

Pela primeira vez no ano, Guarulhos registrou aumento no número de postos de trabalho. Os dados foram divulgados quinta-feira, 18, por meio da pesquisa de evolução do emprego do Ministério do Trabalho e Emprego. O último relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou o número de contratações e demissões durante o mês de abril.

No total, em todos os setores, foram 8.092 admissões na cidade, contra 7.771 desligamentos. Isso resultou na criação de 321 vagas de emprego. Em média, quase 11 postos por dia. De acordo com o economista Antônio Azambuja, professor das faculdades Anhanguera e Sumaré, esse momento significava uma virada na economia. “Agora, no entanto, não dá para fazer nenhuma projeção. Com a crise política que foi iniciada quarta-feira, 17, tudo é uma grande incógnita”, explicou.

Mesmo com a alta, a cidade ainda continua com um número negativo no saldo anual: foram demitidas 1,6 mil pessoas a mais do que as contratadas no primeiro quadrimestre. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi amenizada. Em 2016, foram 5,9 mil postos de trabalho cortados no estoque.

O comércio, setor que mais cortou vagas no ano (884), foi também o que mais interferiu no resultado positivo de abril. Foram 2,1 mil trabalhadores contratados contra 1,9 mil demitidos, o que resultou na criação de 196 postos.

Positivo – O comércio, setor que mais cortou vagas no ano (884), foi também o que mais se destacou em abril (Foto: Lucas Dantas)

SiteLock