Connect with us

Cidades

Cidade



notíciasCidade


Guarulhense é ouro em Olimpíada de Física


05/04/2017
9:40 AM
/
Da Redação
/
Atualizado em 06/04/2017 9:51 am

Três estudantes do Colégio Mater Amabilis, de Guarulhos, ganharam medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Paulista de Física (OPF), iniciativa da Associação Paulista de Professores de Físicas (Aprofi), que busca estimular o ensino, o estudo e a pesquisa da disciplina.

A OPF ocorre desde 2004. Neste ano, a prova aconteceu em duas fases (a regional e a estadual). A segunda etapa, elaborada especificamente por séries, contou com avaliação experimental e questões dissertativas. Para Rafael Katsuo Nakata, que obteve ouro, o bom desempenho nas provas se deve, principalmente, ao preparo realizado durante todo o ano com professores da “turma avançada“ da instituição de ensino.

“Eu sempre me interessei por participar deste tipo de competição e as experiências semelhantes às que tive em outras provas me ajudou muito. Além disso, o incentivo e apoio pedagógicos que recebi no Mater também foram fundamentais”, conta.

Diante desta conquista, o estudante diz que, ao realizar as provas, percebeu que tinha se saído bem, mas não esperava conquistar a medalha de ouro. Ele também dá dicas para ajudar outros jovens que desejam se tornar campeões. “Eu acho que a parte mais importante é o interesse, pois entre os fatores determinantes para conquistar uma boa colocação é o quanto você gosta de competir e o tempo que você se dedicará para os conteúdos da área”, afirma.

Além de Nakata, outros dois alunos do Mater Amabilis receberam medalhas. Alexandre Santos Schalch, que conquistou a medalha de prata, e Mateus Alves Medeiros, recebeu o bronze.

Exemplo – Rafael Katsuo Nakata disse que não esperava medalha de ouro (Foto: Divulgação)

15 mil alunos participaram do torneio

Ao todo, foram mais de 15 mil inscritos e 1,5 mil classificados para a 2ª fase. A classificação dos estudantes do Mater Amabilis é muito relevante porque apenas 147 alunos foram premiados, do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio (menos de 1% do total de inscritos). A cerimônia de premiação ocorreu no auditório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).


Continue Reading
To Top