Connect with us

Cidades

Cidade



notíciasCidade


Larvas de mosquito infestam terreno da CDHU


16/03/2015
12:15 PM
/
Deisy de Assis
/
Atualizado em 18/03/2015 12:18 pm

Uma área entre as Ruas Particular e Francisco Foot, no Jardim Tranquilidade (Região Vila Galvão) está repleta de poças d’água com larvas de mosquitos. Os moradores do entorno temem a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A Secretaria de Saúde diz ter registro de apenas um caso de vítima da doença no bairro. No local a reportagem encontrou três pessoas que tiveram dengue entre janeiro e março deste ano.

No terreno a equipe da Folha Metropolitana encontrou vários pontos de água parada com as larvas, em poças formadas por acumulo de grama fofa. “Já fui à Prefeitura e à Câmara Municipal várias vezes, mas ninguém dá atenção. Precisam resolver essa situação que pode causar a morte de alguém”, disse a síndica de um condomínio, Maria de Fátima Gonçalves.

O filho de 12 anos da atendente Egle Nunes de Oliveira foi uma das vítimas. “Ele passou um dia brincando nas áreas livres do prédio e, dias depois manifestou a dengue, que foi diagnóstica com exame. Todos estão correndo risco”, disse.

A comerciante Andrenilza Freitas também teve dengue. “O pior é que os agentes vêm aqui, vasculham casas e comércios, mas não veem onde o problema é grave; em uma área pública”, ressaltou.

Outra vítima local foi a diarista Maria Zuleide Amâncio, que acaba de se recurar da doença, diagnosticada no início de março. A síndica Maria de Fátima colheu 2,5 mil  assinaturas de moradores reivindicando intervenção na área e diz que chegou a contabilizar 19 casos de dengue nas proximidades, desde o início do ano.

Alerta – Moradores do entorno temem contaminação pelo Aedes Aegypti (Foto: Lucas Dantas)

Jogo de empurra entre órgãos

A Secretaria de Saúde comunicou que enviaria agentes ao local. Quanto ao terreno, que voltará a acumular água se não houve manutenção, a Secretaria de Meio Ambiente informou que enviou técnicos ao local, mas não tomará medidas, uma vez que a área citada pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A companhia, por sua vez, disse que também foi ao local e que reagendará uma nova visita em conjunto com a Prefeitura.

Doença cresce 241% na cidade

De acordo com a Secretaria de Saúde, entre janeiro e fevereiro do ano passado, 79 pessoas tiveram dengue em Guarulhos. No mesmo período deste ano, o índice chegou a 270 casos, o que representa um aumento de 241% no número de infectados com a doença. A pasta investiga ainda quatro mortes que podem ter ocorrido por dengue.

Não houve informações por parte da secretaria sobre as medidas que foram adotadas diante da alta observada.



Continue Reading
To Top