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Ponto de Vista – Enganar: ingrediente virou “essencial”


17/11/2016
9:22 AM
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Antônio C. Frizzo
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Atualizado em 17/11/2016 9:22 am

Ninguém, em sã consciência, se atira em uma campanha eleitoral sem uma razoável assessoria de marketing. Os candidatos têm ideias, são articulados, uns mais, outros menos, em seus partidos. Elaboram planos básicos que balizarão seus anos no poder, uma vez eleitos. Um grupo de profissionais formados nas áreas do jornalismo, web designer, sociologia e publicidade estudará a melhor maneira de “construir” tal candidatura e apresentá-la aos eleitores. Falando verdades ou não, a meta é ganhar.

As estratégias utilizadas na última campanha à Prefeitura de São Paulo foram expostas num encontro promovido pela Each-USP. Na presença dos coordenadores das campanhas de Marta Suplicy, Celso Russomanno, Fernando Haddad e João Dória foram debatidas políticas públicas para a cidade de São Paulo. O destaque ficou para o coordenador da campanha de Joao Dória, o jornalista Luiz Flávio Guimarães. Quando todos esperavam uma bela abordagem teórica sobre a surpreendente vitória de seu cliente, Luiz foi categórico e simples: “apostamos na capacidade de moldar nosso candidato ao pensamento da massa acrítica”.

Isto mesmo: “massa acrítica”. Em outras palavras, pessoas alienadas, com pouco ou nenhum interesse com os rumos da política. Diante desta “massa acrítica” ficou “fácil” apresentar um candidato milionário disposto a resolver os problemas dos pobres e das periferias. A imagem do “João trabalhador” pegou. “Investimos neste discurso. E, assim, toda população, seja do Centro ou da periferia, se identificou com o perfil de um trabalhador que subiu na vida”, disse Luiz.

Outro fator preponderante, na opinião do jornalista, foi o “ódio cego ao PT”. Há mais de dois anos o PT e movimentos de esquerda são manchetes. A onda de que tudo que não presta está no PT e seus aliados está impregnada no imaginário coletivo e foi decisiva no momento do voto. Com a massa adormecida não causa estranheza o aumento de políticas recessivas e ideias de extrema direita.


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